Legislativo Municipal empossa prefeito e vice-prefeita de Carazinho

04/01/2021 10:49:30

O Legislativo Municipal de Carazinho empossou na última sexta-feira, dia 1º de janeiro, o prefeito e a vice-prefeita eleitos para o mandato 2021/2024.  A sessão solene ocorreu após a posse dos 13 vereadores carazinhenses e também foi realizada no Recanto São Vicente de Paulo. Apenas 10% da capacidade do local foi utilizada, em virtude da pandemia de Covid-19.

O prefeito reeleito Milton Schmitz e a vice-prefeita eleita Valéska Walber receberam das mãos do secretário municipal da Administração 2017/2020, Lori Luiz Bolesina, as chaves da Prefeitura Municipal.

O presidente da Câmara de Vereadores, Luis Fernando Costa (Tenente Costa), que presidiu a cerimônia, lembrou do momento histórico vivido em Carazinho no ano em que a cidade completa 90 anos: reeleger pela primeira vez um prefeito e eleger a primeira mulher ao Executivo. “Estamos em um momento ímpar, por isso, desejo sucesso a todos nós, e, ainda,  que a Câmara de Vereadores continuará sendo parceira. Não vamos mudar nosso estilo de trabalhar. O gabinete da presidência estará à disposição dos vereadores e do Executivo, porque, na campanha, cada um defendeu a sua bandeira, mas agora nossa bandeira é Carazinho”, reiterou.

Valéska Walber, a primeira vice-prefeita de Carazinho, destacou que o momento também é muito importante para sua vida profissional e pessoal. “Gostaria de manifestar minha gratidão a todos que confiaram no nosso projeto. Gostaria também de reconhecer a coragem do prefeito Milton em me convidar para estar ao seu lado. Sou a primeira mulher, servidora pública a ser vice-prefeita em 90 anos de história de Carazinho. Vou valorizar cada voto com muita dedicação. Este é um desafio e temos o compromisso de que iremos fazer muito mais para melhorar a qualidade de vida da comunidade”, disse.

O prefeito reeleito Milton Schmitz afirmou que o município está diferente, melhor, porém, sabe que ainda há muito o que fazer. “Temos consciência de que ainda temos muito trabalho a ser feito, mas estamos preparados para encarar este desafio. Não devemos comemorar agora, e sim daqui quatro anos, quando entregarmos o mandato para o futuro governante com nosso papel cumprido. Hoje, se resume em duas palavras: gratidão para com as pessoas que acreditaram em nós; e compromisso com a cidade”, destacou. Ele também respondeu às manifestações dos vereadores declarando que o gabinete estará aberto para projetos que vão ao encontro do desenvolvimento da cidade, por isso, estará junto com o Legislativo Municipal.

Manifestação dos líderes de bancada

Os líderes de bancada da Câmara Municipal também se pronunciaram na cerimônia de posse do Executivo Municipal.

Bruno Berté (PDT) lembrou que sua principal bandeira é a cultura, e que, por isso, seu compromisso será disponibilizar suas ideias e projetos para ter um Carazinho Cultural. “Somos seres culturais e devemos isso à sociedade. Certamente juntos podemos fazer mais por Carazinho”, opinou.

O vereador Fábio Luiz Zanetti falou em nome do PSDB e disse que estará à disposição para as pautas importantes, principalmente para auxiliar as pessoas com deficiência. “Estamos aqui para mudar e poder aprender um pouco mais”, disse.

O vereador Alécio Silveira da Silva Sella, representando o PP, colocou-se à disposição para construir um diálogo entre Legislativo e Executivo, buscando harmonia e traçando metas para os próximos quatro anos. “Queremos ver uma Carazinho para frente. Estamos juntos nesta caminhada”, ressaltou.

A única vereadora mulher e representante da bancada do PSB, Janete Ross de Oliveira, afirmou ser uma grande alegria fazer parte de um grupo de pessoas que quer o progresso e o desenvolvimento de Carazinho. “Sabemos a importância que é a Câmara de Vereadores, principalmente para as pessoas mais necessitadas. E eu, como representante feminina no Legislativo, acredito que temos um grande desafio de fazer a comunidade entender que a mulher precisa estar na política para poder decidir sobre nosso município”, afirmou.

O líder do MDB, Marcio Hoppen (Guarapa), também citou a vice-prefeita Valéska como um marco importante para a mudança de cultura do município e que ela encorajará mais mulheres a participar da política. “E nós estaremos aqui, juntos, nos próximos quatro anos”, disse.

Fotos: ASCOM Câmara de Vereadores e ASCOM Prefeitura Municipal