Professores e Diretores recebem reconhecimento do Poder Legislativo

2 meses atrás

Sete professores e dois diretores de Carazinho foram homenageados na noite desta segunda-feira, 30, pelo Poder Legislativo Municipal. Eles receberam os títulos de “Diretor (a) do ano em Destaque” e “Professor Emérito – Comenda Leonel de Moura Brizola”. Estes dois prêmios visam estimular e valorizar o trabalho desses profissionais, identificando experiências bem-sucedidas que contribuam para o aprimoramento da educação no município.

Foram homenageados os diretores Marcelo Sommariva Vieira, do Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado (CEMAEE), e Gertrud Bauermann Padilha, da Escola Estadual Dr. Alfredo D’Amore; e os professores Odete Teloken Siqueira e Rony Almeida Pereira (rede municipal), Gelcí Teresinha Quevedo Agne e Juliana de Marchi Santos (rede estadual), Maria de Lourdes Mokfa Xavier (inativos) e Ademir Rubens Strasburger e Júlia Linck da Silva (ensino particular).

Durante os pronunciamentos, tanto homenageados quanto autoridades enfatizaram que o ano de 2020 foi o momento em que mais se confirmou a importância de ter profissionais de excelência e comprometidos com a educação. “Neste ano, tivemos que nos reinventar. Ficou provado que o professor tem um papel fundamental na escola, é a alma da escola. Quando ele está ausente, os alunos têm dificuldade de aprender”, disse a secretária municipal de Educação, Sandra Bandeira.

A reinvenção também foi citada pela diretora homenageada Gertrud Padilha. “Tivemos que reinventar o fazer pedagógico, a gestão da escola. Todos tiverem que buscar novas formas de fazer educação. E essa valorização e o reconhecimento dos pais e da nossa comunidade é nosso maior bem”, pontuou. Gertrud disse ainda que era um privilégio receber a homenagem, mas, que o privilégio maior era estar à frente da educação de Carazinho, um trabalho prazeroso que é feito com muito afeto. “Credibilidade e excelência só se dão com grandes professores. Por isso, esse prêmio não é meu, é de todos vocês, professores e funcionários”, ressaltou.

A coordenadora da 39ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Lisete Jarré, também destacou o atual momento vivido pela Educação e reafirmou o orgulho pela profissão e pelos profissionais que formam o quadro em todo o município. “Nossa profissão nos diferencia, nos orgulha. É uma profissão que por si só fala para a sociedade e para as comunidades escolares. Nosso reconhecimento a todos os colegas gestores, professores. Vocês honram a educação em Carazinho”, destacou.

Júlia Linck da Silva falou em nome dos professores homenageados e citou a caminhada de cada um deles, também comentando sobre dedicação, amor e a esperança em um mundo melhor. “Falar de professores é falar em sonho, esperança por algo diferente. É falar de planejamento e desenvolvimento. Nesta caminhada, enfrentamos muitos problemas e desafios, mas nós estamos lá para ampará-los, auxiliá-los e contribuirmos para seu desenvolvimento. Nossa missão é nobre porque somos muito mais do que pessoas que ensinam, somos um misto de educação, saúde, assistência social, psicologia”, revelou. Ela ainda fez um apelo para que todos os governantes invistam e amparem a educação. “2020 mostrou ao mundo que a educação vai além dos muros da escola e que para isso é preciso muito investimento. Serviu para a sociedade perceber a importância da escola, do professor, e, por isso, precisamos de um olhar cuidadoso”, ressaltou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gian Pedroso, acrescentou que a homenagem era apenas um ato singelo, mas justo a todos aqueles que se dedicaram para poder chegar a seus alunos o melhor que poderia ser oferecido. “Me sinto honrado em poder estar aqui hoje, representando o Legislativo, e entregar a vocês este reconhecimento. Sabemos que são muitas as dificuldades, mas cada um, da sua forma, soube barra-las e executar o seu trabalho com afinco e dedicação. Nosso muito obrigado e parabéns”, afirmou.

Confira a Galeria de Fotos aqui

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora