Por quê é tão importante doar sangue

15/06/2020 17:02:54

Você sabia que a data de 14 de junho foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde como o Dia Mundial do Doador de Sangue? Em muitos estados e cidades o mês todo é dedicado a conscientização sobre a importância da doação contínua de sangue, sendo que muitos lugares intitulam como Junho Vermelho. O objetivo desta campanha é aumentar os estoques de sangue em período que é conhecido pela redução das doações devido às baixas temperaturas, principalmente no Rio Grande do Sul, e ao recesso escolar. Com o distanciamento social e a pandemia da Covid-19 os hemocentros ficaram ainda com menos estoque, principalmente O- e O+. Se todos entendessem a importância da doação contínua, raramente os postos de coletas teriam seus estoques em escassez.

A doação de sangue é um dos maiores atos de amor. Para cada bolsa de sangue quatro pessoas podem ser salvas. Participe da campanha Junho Vermelho, doe sangue e restaure a esperança na vida de muitas pessoas.

Lembre-se:

São pré-requisitos para a doação de sangue:

- Estar em boas condições de saúde;

- Apresentar documento oficial de identidade com foto;

- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;

- Pesar no mínimo 50 quilos com desconto de vestimentas;

- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;

- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;

- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;

- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;

- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Onde doar

Os cidadãos carazinhenses podem realizar a doação no Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso), localizado na Avenida Sete de Setembro 1055. Para doar é necessário agendamento para evitar aglomerações e o uso de máscara é obrigatório. Agendamento pelo telefone (54) 33111427 ou 3311-5555. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h30min.

Curiosidade

Em Carazinho há outras duas leis municipais relativas ao tema. A lei n° 8.371/2018 que institui o Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue no dia 25 de novembro; e a lei nº 8.222/2017 que estabelece a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos para doadores de medula óssea e de sangue.