Notícias

Iara Schwertz e Neli Rodrigues são homenageadas

4 semanas atrás

 

Iara Teresa Schwertz e Neli Teresinha Quevedo Rodrigues foram agraciadas na noite desta segunda-feira, dia 09, com a Honraria Leoni Lemes da Silva, outorgada pelo Poder Legislativo de Carazinho. O prêmio, concedido anualmente, visa reconhecer a força da mulher e seus relevantes serviços prestados à comunidade carazinhense. As duas, indicadas pelos vereadores e escolhidas por uma comissão, atuam na área da inclusão.

Iara Teresa Schwertz possui deficiência motora, é cadeirante e atua há muito tempo na busca dos direitos das pessoas com deficiência. Hoje é presidente da Associação dos Deficientes Físicos (ADEFIC) e referência para muitas famílias. Já Neli Rodrigues é pedagoga de educação especial com atuação na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesta Nunes, no bairro Oriental há 21 anos. É especialista em deficiência intelectual e idealizadora da sala de recursos na escola em que atua. Participou da direção da Associação de Deficientes Múltiplos de Carazinho e do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades.

O presidente Gian Pedroso lembrou que a Honraria Leoni Lemes da Silva, entregue anualmente, busca além de homenagear as mulheres que lutam prol da comunidade carazinhense também pretende refletir sobre diversos atos de violência praticados contra elas. Tanto que o nome da distinção é uma homenagem à carazinhense, vítima de feminicídio em 2003. “Às duas homenageadas desejamos que vocês continuem nesta caminhada e aqui, ratificamos aqui o nosso compromisso com vocês, e com todas as carazinhenses”, enfatizou.

A secretária municipal de Educação, Sandra Bandeira, também participou da cerimônia e disse ser uma grande honra estar presente em um momento em que se homenageiam duas mulheres fortes e trabalhadoras. “As mulheres deveriam ser mais valorizadas e, aqui hoje, isso acontece. Por isso, agradecemos muito o grande trabalho desenvolvido por vocês e desejamos muito sucesso”, disse.

Em nome das duas, Neli disse sentir-se honrada em receber esta importante homenagem e representante de todas as mulheres carazinhenses. Em seu discurso, ela lembrou um pouco de sua trajetória e ressaltou a necessidade da união para combater a violência contra a mulher e lutar pelos direitos destas, e, assim, mudar a realidade em que se vive. “Lutei muito, pelos meus alunos, pela nossa comunidade e, hoje aqui, estou muito feliz, por este reconhecimento. Muito obrigada a todos, agradeço de coração”, disse.  

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×