Notícias

Iara Schwertz e Neli Rodrigues receberão a Honraria Leoni Lemes da Silva

1 mês atrás

 

 

Iara Teresa Schwertz e Neli Teresinha Quevedo Rodrigues serão as agraciadas com a Honraria Leoni Lemes da Silva deste ano da Câmara de Vereadores de Carazinho. O prêmio, concedido anualmente, visa reconhecer a força da mulher e seus relevantes serviços prestados à comunidade carazinhense. Os nomes foram indicados pelos vereadores e definidos por uma comissão nesta quarta-feira, dia 04. As duas, atuam na área da inclusão.

Iara Teresa Schwertz possui deficiência motora e é cadeirante após ter enfrentado a paralisia infantil. É casada e mãe e enfrenta diariamente as barreiras de inclusão e acessibilidade. Por isso, sempre lutou em busca de melhorias para as pessoas com deficiência e devido a seu carisma e simplicidade, é uma pessoa querida e admirada por quem tem a oportunidade de lhe conhecer. Iniciou a sua participação na Associação dos Deficientes Físicos (ADEFIC) há alguns anos e se destaca pela sua garra e história de superação. Atualmente é presidente da ADEFIC e referência importante para muitas famílias.

Neli Teresinha Quevedo Rodrigues é pedagoga de educação especial com atuação na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesta Nunes, no bairro Oriental há 21 anos, e tendo atuado também em outras instituições de ensino. É especialista em deficiência intelectual e é idealizadora da sala de recursos na escola em que atua. Sempre defendeu a área da educação voltando suas ações para a inclusão e respeito ao diferente, inclusive, participando da direção da Associação de Deficientes Múltiplos de Carazinho, do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades.

 

A honraria

A Honraria Leoni Lemes da Silva além de homenagear as mulheres que lutem prol da comunidade carazinhense também busca refletir sobre diversos atos de violência praticados contra elas. A distinção honorífica é outorgada anualmente pela Câmara Municipal e leva o nome da carazinhense, vítima de feminicídio em 28 de setembro de 2003 em Carazinho. A sessão solene de entrega dos títulos será na próxima segunda-feira, dia 09, logo após a sessão plenária, o que deve acontecer por volta das 20h.

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×