Poder Legislativo homenageia 30 anos da UPF Carazinho

27/02/2020 20:57:15

A Câmara de Vereadores de Carazinho homenageou os 30 anos de atuação da UPF Carazinho. A homenagem aconteceu durante sessão plenária ordinária desta quinta-feira, dia 27, logo após a instituição usar o espaço da Tribuna Livre para falar sobre as ações desenvolvidas no município ao longo destas três décadas.

Neste período, mais de três mil profissionais foram formados pela Instituição em diversas áreas, o que foi lembrado na tribuna pela reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin. Durante seu discurso ela reafirmou o compromisso da universidade com a comunidade regional, fomentando a produção do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação. Ela destacou ainda que a história da instituição só foi possível porque a comunidade esteve junto, debatendo, refletindo e construindo um grande espaço de conhecimento. “Neste momento de comemoração de 30 anos da UPF e 89 anos de Carazinho, reafirmamos nosso compromisso com a comunidade local e regional, no sentido de continuarmos estimulando o ensino superior e o desenvolvimento regional, por meio dos mais diferentes projetos, junto com todos, com inovação e novos currículos que possam atender a este nova sociedade”, disse. A reitora ainda enfatizou que a instituição está aberta para acolher demandas e aprofundar necessidades que possam seguir para uma sociedade melhor, ao mesmo tempo, em que adiantou que, em breve, serão noticiadas novidades para o campus Carazinho.

Educação transformadora

Uma das ações de parceria entre a UPF e o município lembradas na tribuna foi a recente integração do município à rede da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), protagonizada pela universidade e apoiada tanto pelo Executivo quanto pelo Legislativo e autoridades. A diretora da UPF Carazinho, Munira Awad, sempre destaca o impacto que este tipo de parceria causa em toda a comunidade regional. “Ao longo dessas três décadas, a UPF sempre buscou atuar de forma sinérgica com as comunidades e com a visão de promover um futuro sustentável. A oficialização de Carazinho como Cidade Educadora é um grande exemplo desta atuação, tendo em vista que a educação é um processo transformador, tanto para as pessoas, quanto para as comunidades”, disse. Munira ainda recorreu aos presentes para que continuem apoiando a instituição e oportunizando novas ações, porque a cidade é impactada de forma  direta e efetiva.

Reconhecimento

O presidente, Gian Pedroso, ressaltou que esta homenagem foi uma forma de reconhecimento e agradecimento pela forte relação que a instituição mantem com a comunidade local e regional, já que realiza diversas ações na área da educação, desenvolvimento regional e, inclusive, com prestação de serviços. “Em nome de todos os vereadores ratificamos nosso compromisso com a instituição e desejamos vida longa à UPF. Que continue realizando este trabalho em prol de nossa comunidade”, disse.

Todos os vereadores presentes também utilizaram a tribuna para parabenizar o aniversário da UPF e engrandecer o trabalho realizado.

A UPF Carazinho

A UPF Carazinho conta com um espaço privilegiado, com uma ampla e moderna estrutura física própria, com mais de sete mil metros quadrados de área construída. Nesse espaço, acolhe cerca de 700 acadêmicos nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção Mecânica e Pedagogia. Estão à disposição da comunidade acadêmica salas de aulas modernas, laboratórios de informática, biblioteca, auditório e um corpo docente qualificado. Além disso, o Campus dispõe de rádio FM 90.5 UPF; Centro Regional de Estudos e Atividades para Terceira Idade (Creati); Espaço Cultural Profa. Eugênia Nilda Stangler de Oliveira, aberto à comunidade e destinado a eventos culturais; Coral;  Brinquedoteca - um laboratório para a formação docente de pedagogos; e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que oferece assessoria de forma gratuita e direcionada às pessoas físicas que necessitam de auxílio no encaminhamento de questões contábeis e fiscais junto à Secretaria da Receita Federal. Na área jurídica, dispõe de amplo conjunto de atividades de pesquisa e extensão como o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur); o Balcão do Consumidor / Procon; Núcleo de Mediação de Justiça Restaurativa (MediaJur); e o Mediajur Mulher. O Campus também sedia o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju).

Sem votação

Ainda na sessão em que aconteceu a homenagem estavam previstos para serem votados dois projetos, porém, ambos tiveram pedido de vista do vereador Márcio Hoppen (Guarapa), e, por isso, foram retirados de votação.