Sistema de videomonitoramento do município é pauta de reunião

19/02/2020 15:07:48

O Poder Legislativo de Carazinho intermediou junto ao Executivo Municipal uma reunião com integrantes do Consepro e do 38º Batalhão da Policia Militar para tratar sobre a segurança pública do município. Entre as demandas estava a manutenção e ampliação do sistema de videomonitoramento instalado na cidade. Ao total são 34 cameras de vigilância instaladas adquiridas através do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí – COMAJA, todas alocadas nas principais entradas da cidade, ao longo da avenida Flores da Cunha e Pátria e em outras ruas de grande fluxo.

O secretário de Desenvolvimento, Deninson da Costa, adiantou que este número vai aumentar, já que deverão ser instaladas outras duas câmeras adquiridas com recursos do governo estadual. O sistema já instalado deverá passar por um diagnóstico nos próximos dias para avaliar capacidade, a fim de garantir a eficácia do mesmo. Ainda, o município deverá realizar uma licitação para contratação de empresa para realizar a manutenção das câmeras já instaladas, que não está previsto no contrato com a COMAJA.

Os integrantes do Consepro explicaram ao prefeito a intensão da entidade em auxiliar no incremento de equipamentos e na eficácia do sistema, e, portanto, se colocaram à disposição para criem estratégias e alternativas. O prefeito Milton Schmitz sugeriu então que uma comissão formada por integrantes do Consepro seja indicada para junto com a secretaria responsável e a BM realizar um trabalho de planejamento para corrigir possíveis falhas e adiantar o futuro, o que foi aceito pelos integrantes da reunião.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gian Pedroso, enfatizou que é um dos deveres de o Legislativo Municipal interceder para o desenvolvimento da cidade e que a pauta da segurança pública é imprescindível, por isso, ao ser procurado pelo Consepro para debater o assunto, entendeu a necessidade de unir todos os interessados para buscar outras possibilidades a fim de obter resultados ainda mais positivos no combate à criminalidade. O que é corroborado pelo capitão Rodrigo Saraiva do Nascimento, que representou o 38º BPM, e lembrou que quando as câmeras foram instaladas, houve uma diminuição significativa nas ocorrências, e que, portanto, se fortalece a área certamente mais resultados positivos haverá e a BM terá ainda mais apoio e mais ações positivas.

Os vereadores Luis Fernando Costa (Tenente Costa) e Erlei Vieira também acompanharam a reunião.