Legislativo aprova reajuste de 5% para servidores públicos municipais

9 meses atrás

A Câmara de Vereadores de Carazinho aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (16), o reajuste salarial para os servidores públicos municipais. O índice, sugerido pelo Executivo Municipal após  negociação com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carazinho, chegou a 5%, um incremento de 0,69% ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que em 2019 acumulou variação de 4.31%, e o qual é considerado o índice oficial de inflação do país. Além do aumento, o vale alimentação também receberá um acréscimo de R$ 60 em sua totalidade. A regra também vale aos servidores do Legislativo Municipal, cujo aumento foi proposto em outros dois projetos de lei separados, levando em consideração as mesmas alterações.

Homenagens

Na mesma sessão plenária ainda foram aprovados outros cinco projetos, por unanimidade. Os primeiros, os PL 097/19 e 098/19, ambos de autoria do Executivo Municipal e que concedem a Comenda O Bombeador ao senhor Alexandre Schmitz e ao senhor Fabiano Dalazzen, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade carazinhense. Além destes, foram votados outros de autoria do Legislativo: PLL 092/2019 do vereador Fábio Zanetti, que concede o título de Cidadão Honorário de Carazinho ao senhor Carlos Eduardo Martins Gomes; o PD 011/2019, do vereador Daniel Weber, que concede a Comenda Leonel de Moura Brizola ao senhor Alexsandro Correa dos Santos; e o PD 013/2019, do vereador Alaor Tomaz, que concede a Comenda Leonel de Moura Brizola ao senhor Fabio Zambiasi. Os títulos, assim como outros aprovados na ultima sessão do ano passado, deverão ser entregues na próxima sessão solene, em comemoração ao aniversario do município.

Vista

Ainda estavam previstos para serem  apreciados outros dois projetos de autoria do Executivo Municipal, porém, os mesmos tiveram pedido de vista de parlamentares e foram retirados de votação. O primeiro foi do vereador João Pedro Albuquerque de Azevedo ao PLC 010/19 que dispõe sobre o Sistema Municipal de Meio Ambiente. João Pedro quer aguardar o posicionamento das entidades ligadas à área quanto às alterações.

O outro foi o PL nº 082/19, que cria cargos em comissão e função gratificada na Prefeitura Municipal.  São eles: Assessor da Proteção Social Básica para a Secretaria de Desenvolvimento, Assessor do Diretor de Compras para Secretaria da Fazenda e Assessor da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a explicação do Executivo Municipal, tais cargos estão regulamentando outros três que foram extintos por exigência legal, não aumentando desta forma o número total de servidores. O vereador Luis Fernando Costa (Tenente Costa) quer analisar mais a fundo o projeto e pediu vista do mesmo, cujo pedido foi aprovado pelos vereadores com exceção de Márcio Hoppen e Erlei Vieira que se posicionaram contrários.

Primeira sessão

Esta foi a primeira sessão plenária do ano e a primeira presidida pelo presidente atual Gian Pedroso. Apesar do período de recesso, os parlamentares foram convocados pelo presidente para apreciar as 10 matérias. Algumas estavam sem os pareceres das comissões por terem sido protocolados durante este período, e, portanto, a sessão foi suspensa para que estas emitissem seus pareceres.

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora