Notícias

Prêmio Zumbi dos Palmares é entregue à educadora

1 mês atrás

 

A professora Adimilsa Aparecida Maria foi a homenageada deste ano da Câmara de Vereadores de Carazinho ao Prêmio Zumbi dos Palmares. O prêmio, previsto na Lei Municipal nº 7.481/2012, visa homenagear quem se dedica à luta contra a discriminação racial e demais intolerâncias contra minorias. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, dia 9.

Adimilsa Aparecida Maria, formada em Pedagogia Séries Iniciais e pós-graduada em Interdisciplinaridade, é professora municipal desde 1986 e há 27 anos trabalha na EMEF Presidente Castelo Branco, ocupando a direção desde 2013. Em seu discurso a homenageada lembrou a mãe que lutou muito para que ela se tornasse professora e ainda agradeceu o apoio da família e dos amigos que estavam presentes. Ela também disse estar muito honrada em receber a distinção da Casa Legislativa. “Eu nunca me deixei levar pelas palavras duras recebidas, principalmente, pela cor da minha pele. Sempre me vi como ser humano, igual a todos e isso foi o que sempre passei a todos que estavam comigo. Obrigada pela homenagem de hoje”, ressaltou.

O presidente Daniel Weber parabenizou a homenageada e enfatizou que além de merecida, a homenagem é uma forma de estender também o reconhecimento à luta contra o racismo. “Todos, perante Deus, são iguais. Não importa a cor da pele. Por isso, desejo que todas as pessoas negras se sintam homenageadas. É a nossa forma de dizer que repudiamos o racismo e lutamos pelos direitos de todos”, disse.

 

O que é este prêmio

A honraria é concedida anualmente a duas pessoas (uma física e uma jurídica), que se destacarem, em relação a pessoas negras: na defesa dos direitos humanos, da cidadania e das garantias sociais; no combate à discriminação e ao preconceito racial; na defesa da promoção da vida e dignidade humana; na defesa da transformação e evolução das relações de trabalho. Ainda segundo a Lei a indicação é realizada pelas entidades e grupos do movimento negro, sendo os nomes ratificados pela Casa Legislativa. Neste ano, não houve a indicação da empresa, portanto, o prêmio foi entregue somente a pessoa física. O prêmio leva o nome de Zumbi dos Palmares como referência a um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial.

 

A galeria completa com as fotos você terá acesso aqui 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×