PROERD forma quase 250 alunos carazinhenses

03/12/2019 14:18:41

Duzentos e quarenta e oito alunos de escolas públicas de Carazinho concluíram o curso do Programa Educacional de Resistência e Prevenção ao uso de Drogas (PROERD) 2019. O Legislativo Municipal, representado pelo presidente Daniel Weber e pelos vereadores Ivomar de Andrade (Tomate) e Luis Fernando Costa (Tenente Costa), participou da solenidade realizada nesta terça-feira, dia 03, no Ginásio da Acapesu.

Weber parabenizou as escolas que participam do programa, porque em sua visão, quando se recebe ensinamentos do bem e de como ser correto, o sucesso está garantido. “Tenho certeza que vocês terão sucesso porque isso significa ficar longe das coisas ruins, estudar, trabalhar e ser um cidadão de bem”, disse. O que também foi ressaltado pelo prefeito Milton Schimitz, ao enfatizar a importância do programa em formar cidadãos diferenciados.

O comandante do 38° Batalhão de Polícia Militar, major Juliano Moura, lembrou que o programa tinha sido suspenso, porém, foi retomado este ano devido a sua importância. Já foram formados quase dois mil alunos nos 24 municípios que abrangem o batalhão. “Este programa nos enche de orgulho por dois motivos: primeiro, por levar o conhecimento para as crianças dizerem não à droga. E segundo, pela aproximação da BM com a comunidade, ensinando valores como cidadania e respeito”, enfatizou. O comandante ainda salientou que a ideia é ampliar o programa para o próximo ano, inclusive, com a possibilidade de incluir no município como atividade de turno inverso.

Todos os alunos receberam certificado e um de cada turma recebeu medalha de destaque.

O que é o PROERD
O Proerd é desenvolvido pela Brigada Militar e já orientou mais de 1 milhão de jovens em todo o estado, a partir do quinto ano do Ensino Fundamental, nestes 21 anos de atuação. O programa desenvolve ações conjuntas entre o policial militar devidamente capacitado (instrutor Proerd), professores, estudantes e pais, para prevenir e reduzir o uso de drogas e violência na comunidade escolar. Visa alcançar crianças a partir do quinto ano do Ensino Fundamental, a fim de complementar um ciclo de proteção integral em prevenção.