Carazinho é oficialmente Cidade Educadora

3 semanas atrás

Carazinho entrou oficialmente para a lista de Cidades Educadoras. O título, concedido pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), compromete a cidade com a formação, a promoção e o desenvolvimento de todos os seus habitantes. Um evento muito especial, na manhã desta terça-feira (29), marcou a entrega do certificado de adesão do município à rede, que contou ainda com apresentações do Coral Municipal Jovem, Banda Astério Canuto de Souza, programa Pinóquio e a Brinquedoteca.

A diretora da UPF Carazinho, Munira Awad, em seu pronunciamento, lembrou que esse foi um trabalho coletivo que merece ser celebrado por todos. Ela ainda agradeceu o empenho das lideranças locais e destacou a importância da participação da universidade no desenvolvimento regional. “A sociedade e a educação do século 21 passam por mudanças. A educação tem que estar em todos os espaços, formais e não formais. E Carazinho hoje assume este desafio e escreve sua história no cenário internacional, junto com mais de 400 cidades ao redor do mundo. Estamos conversando com o mundo, trocando informações com todos os países, e quem ganha é toda a comunidade”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Weber, ratificou a importância da educação em todos os espaços do município, ao mesmo tempo, em que lembrou da necessidade de se investir também na formação de valores. “O aprendizado verdadeiro nunca tem fim, seja dentro da escola ou fora dela. É um círculo que se reinicia todos os dias e nós, como gestores públicos, precisamos estar construindo alternativas para melhorar diariamente isso. E hoje, estamos aqui para demonstrar que Carazinho, sim, investe em sua população, em suas crianças e jovens. Estamos muito felizes em participar da concretização daquela sementinha que foi plantada há poucos meses”, enfatizou.

O mesmo que defende o prefeito, Milton Schmitz. “Acreditamos nessa cidade, no seu enorme potencial, temos avançado muito em todas as áreas e agora o movimento Cidade Educadora só vem para somar. Sabemos que a educação é o único caminho para transformar o país e acreditamos que estamos avançando em projetos e programas educativos e que envolvem toda a comunidade em uma construção coletiva”, destacou.

Cidade Educadora

Uma cidade Educadora vai além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida de seus munícipes e assume como desafio permanente a formação integral destes. Pela proposta, os diferentes espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial. A entrada do município nesta rede também permitirá o compartilhamento de programas e projetos desenvolvidos na cidade e o reaproveitamento de outros de outras cidades do mundo.

Entenda como foi o processo

A conquista do título de Cidade Educadora para Carazinho é resultado de um trabalho conjunto entre Poder Público, Executivo e Legislativo, comunidade e a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do programa UniverCidade Educadora e do projeto de extensão Gestão da Educação. Como parte dos encaminhamentos foram realizadas reuniões com o Executivo, com lideranças da comunidade e o Poder Legislativo. O município aderiu a uma carta de princípios que orienta os rumos pactuados em cada cidade, respeitando sua identidade e sua histórica e cultura. A partir daí, o Poder Executivo elaborou um projeto de lei para autorizar o ingresso do município na AICE. A Câmara de Vereadores aprovou o projeto e, desta forma, o pedido de adesão foi enviado à AICE, que concedeu o título à cidade, a quarta da região norte do Rio Grande do Sul.

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora