Conheça os agraciados com a Comenda Leonel de Moura Brizola do Poder Legislativo de Carazinho

24/10/2019 16:57:27

Na próxima terça-feira, dia 29, o Poder Legislativo de Carazinho realizará sessão solene de entrega do título de “Professor Emérito – Comenda Leonel de Moura Brizola” a sete educadores do município. A iniciativa, realizada todo o ano, visa reconhecer, publicamente, o valor destes profissionais tão importantes para todos os munícipes. Os nomes dos homenageados foram divulgados após reunião da comissão formada por vereadores para analisar as indicações.

Para receberem a distinção os professores precisam fazer parte de umas esferas do ensino do município, apresentar currículo de atividades educacionais voltadas a construção de ensino aprendizagem, ter atuado e contribuído com a melhoria da qualidade da educação por meio de experiências pedagogias bem-sucedidas e servir como exemplo a sociedade pela sua dedicação ao ensino. A homenagem foi instituída através do Decreto Legislativo nº 03/2011 e alterada pelos decretos 004/2011 e 009/2011.

Pela legislação, a Secretaria Municipal de Educação, a 39ª Coordenadoria Regional de Educação e as escolas particulares podem sugerir uma lista de nomes que atendam os critérios estipulados. O Conselho Municipal de Educação indica o nome de um professor inativo. Uma comissão formada por vereadores é criada especialmente para analisar os currículos e escolher os agraciados.

Neste ano, foram indicados apenas dois nomes de cada esfera, municipal e estadual, e, apenas duas escolas particulares encaminharam suas indicações. Assim, todos os seis nomes, mais a indicação do conselho, foram analisados e ratificados nesta quarta-feira, dia 23. A comissão, neste ano, é formada pelos vereadores Alaor Tomaz, Fábio Zanetti, Ivomar de Andrade (Tomate), Janete Ross de Oliveira, Luís Fernando Costa (Tenente Costa) e Márcio Hoppen (Guarapa).

Os professores que receberam a Comenda em 2019 são:

- Priscila Elena Zart da Silva - indicada pela SMEC

- Mara Cristiana Castanha dos Santos - indicada pela SMEC

- Bárbara Eveli das Chagas – indicada pela 39ª CRE

- Gilda Betiatto dos Santos – indicada pela 39ª CRE:

- Adrivani Aparecida de Quadros – indicada pelo Colégio La Salle

- Carina Rambo – indicada pela Colégio Notre Dame Aparecida

- Adejarme Reinehr Pereira – indicado pelo Conselho Municipal de Educação

A cerimônia de entrega da Comenda acontecerá na sede da Câmara de Vereadores a partir das 18h15.