Integrante do Juventude Legislativa é a grande vencedora do Concurso de Oratória

4 semanas atrás

A aluna Diuli Flaviane Andrade Kaempfer foi a grande vencedora do II Concurso de Oratória Estudantil da Rede Municipal de Ensino, realizado na sede da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, dia 24. Representando a EMEF Políbio do Valle, Diuli, que é integrante do programa Juventude Legislativa, alcançou a maior pontuação do concurso ao defender seu posicionamento dentro do tema proposto que era “Violência contra a mulher: precisamos falar sobre isso! ”.

Emocionada, a estudante ressaltou que esta foi uma grande vitória, já que era tímida e tinha dificuldades em falar em público. “Eu quero muito agradecer ao programa Juventude Legislativa porque pude trabalhar bastante minha oratória. Quando entrei no programa eu era muito tímida e tremia muito e com o passar do tempo, pude ir aperfeiçoando de forma inigualável, principalmente, a dicção. Além disso, pude também, além de representar a escola, falar sobre meu bairro, os problemas que lá se encontram e buscar soluções. Sou muito grata”, frisou. Diuli disse ainda que sua alegria era maior, porque como está no 9º ano, este é seu último Políbio do Valle. “Assim, posso deixar um pouco de mim na escola. Agora só quero continuar trabalhando e aperfeiçoando cada vez mais”.

O segundo lugar ficou com a estudante Samara Cristina Carvalho, da EMEF Pedro Vargas, e o terceiro lugar com Rafaela Regina Homura, da EMEF Pedro Pasqualotto.

Um momento de desafios

A secretária municipal de Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra, durante a abertura do evento, parabenizou os participantes e enfatizou que ser desafiado é muito importante para o ser humano, porque o mundo quer pessoas proativas. “Precisamos dar o melhor de nós em todas as nossas ações. Vocês foram desafiados a participar do concurso e já se destacaram por estarem aqui hoje representando as escolas de vocês. Todos saem daqui vitoriosos, porque o mais importante é que cumpriram a missão que foi dada a vocês. Estamos orgulhosos”, declarou.

O presidente da Legislativo, Daniel Weber, também parabenizou os alunos e organizadores e afirmou que os que ali estavam aguardando sua apresentação, já se destacavam porque estavam participando do concurso. “Ao estarem aqui vocês puderam perder o medo e a vergonha de falar em público, ao mesmo tempo, em que ganharam autoestima, vontade e perseverança, porque todos são vencedores. Hoje vocês, que aqui estão, não serão alunos medianos, porque tiveram coragem de encarar este desafio e, assim, estão se diferenciando, estão acima da média. Desejo que vocês continuem sempre buscando o melhor porque assim serão sempre vitoriosos”, declarou.

O Concurso

O II Concurso de Oratória Estudantil é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC e o grupo de orientadores educacionais. Desenvolvido no ano passado pela primeira vez e focado nos alunos concluintes do Ensino Fundamental, o objetivo é desenvolver a habilidade do aluno em falar em público, apresentando, argumentando e defendendo as suas posições de maneira objetiva e clara. Além disso, estimula a liderança dos jovens e o senso crítico, formando cidadãos que consigam debater sobre variados temas da sociedade. O concurso foi dividido em duas etapas, sendo a primeira uma seletiva interna nas escolas e a segunda, a final municipal, onde participaram 13 alunos. Este ano o tema visa dar espaço para que os estudantes busquem a reflexão, análise e discussão diante de um assunto que desestrutura tantas famílias: a violência contra a mulher.

A equipe de jurados foi composta pela repórter Daniela Secco Bandeira, pela coordenadora pedagógica da SMEC, Vânia Maria Tavares Ferreira, e pelo escritor carazinhense, Roberto Cruz. Os vencedores do concurso ganharam troféus e a primeira colocada ganhou ainda um tablet, sendo que a escola recebeu também um troféu e o professor orientador, outro tablet.

Acesse a cobertura completa das fotos aqui

Diuli Flaviane Andrade Kaempfer foi a grande vencedora
Samara Cristina Carvalho, da EMEF Pedro Vargas - 2º lugar
Rafaela Regina Homura, da EMEF Pedro Pasqualotto - 3º Lugar
Vencedores com a organização
Todos os participantes com a organização
O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora