Legislativo Municipal reforça apoio para pavimentação da Transbrasiliana

3 meses atrás

O Legislativo Municipal de Carazinho garantiu que estará presente no ato de entrega do edital de contratação da empresa especializada para a elaboração de estudos e projetos para a pavimentação e melhorias da rodovia BR 153, trecho Passo Fundo e Erechim, conhecida como “Transbrasiliana”. Ao total são aproximadamente 70 km entre os dois municípios, passando por Paulo Bento, Jacutinga, Quatro Irmãos, Ipiranga do Sul, Estação, Getúlio Vargas, Sertão e Coxilha. A confirmação foi do presidente, Daniel Weber, durante a entrega do convite da cerimônia pela presidente do Corede Produção, Munira Awad, e pelo empresário Alexandre Schimitz, da TW Transportes, que integram o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra. Estava presente também o vereador Marcio Hoppen. Munira Awad lembrou que esta é uma demanda histórica da comunidade regional que já dura 50 anos e que beneficiará uma população superior a 1 milhão de pessoas. O evento deve ratificar o compromisso de toda a região na execução desta tão esperada obra e será no próximo sábado, dia 14, às 10h, no Auditório da Biblioteça Central, Campus I da UPF, em Passo Fundo.

O edital publicado corresponde à primeira etapa que engloba a liberação de recursos para o desenvolvimento do projeto. A partir deste, será necessário se buscar os recursos para viabilizar a execução da obra, uma vez que isso não é contemplado neste edital. Mesmo com uma sinalização de que a pavimentação possa ser executada pelo Exército Brasileiro, Munira explicou que ainda assim seria necessária a liberação dos recursos pelo Governo Federal.

Demanda histórica

Segundo dados do Comitê, a BR-153, conhecida como Transbrasiliana, é a quarta maior rodovia do Brasil e se estende de Marabá, no Pará, até Aceguá, no Rio Grande do Sul, com mais de 4.300km. Os 68,4km entre Passo Fundo e Erechim constituem o único trecho não pavimentado da via. Com a obra, além de melhorar a trafegabilidade na BR-285 e favorecer o escoamento da produção agrícola na região, será possível diminuir o tempo de ida e volta entre os dois municípios, principalmente, para veículos de carga pesada, abrindo um novo caminho para os mesmos.

Em 2015 foi constituído, pela UPF juntamente com os Coredes Produção e Norte e URI, o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153 entre Passo Fundo e Erechim,  formado por seus representantes além de um representante do empresariado, no caso, Schimitz, e um representante dos prefeitos da região. Desde então, foram organizadas diversas ações pautadas por essa temática visando a sensibilização das autoridades para a conclusão da obra.

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora