Legislativo sugere inclusão de tênis no uniforme escolar

07/08/2019 13:29:10

Os alunos matriculados nas escolas da rede municipal de Carazinho poderão receber, anualmente, um par de tênis junto ao uniforme escolar, instituído pela lei municipal nº 8.285/17. A proposta de inclusão do novo item é da vereadora Janete Ross de Oliveira, através de um anteprojeto de lei enviado ao Executivo Municipal como indicação. A ideia, segundo a proponente, surgiu da própria comunidade que apontou a dificuldade do mesmo ser adquirido por alguns pais. “Cabe lembrar que a inclusão de tênis já está acontecendo em diversas cidades porque é uma peça que faz muita falta para as famílias. O objetivo com a nossa proposição é permitir a igualdade e melhores condições de permanência dos alunos nas escolas, combatendo a evasão escolar e aumentando assim, a praticidade e identidade escolar", disse.  Como esta é apenas uma sugestão, a implantação do mesmo depende de uma decisão apenas do prefeito municipal.

Uniforme Escolar Solidário

A vereadora Janete ainda protocolou uma matéria, o PL  63/19, em que institui o programa Uniforme Escolar Solidário. Quando o aluno deixar de frequentar a rede municipal de ensino ou as peças ficarem pequenas, em decorrência do crescimento do aluno, elas poderão ser devolvidas à escola e entregues para novos alunos e ou substitutos em casos de possíveis acidentes. A ação é voluntária sendo que a devolução do uniforme não é obrigatória, ficando a critério de cada família colaborar com a devolução. Para a vereadora a atitude poderá aumentar o tempo de uso dos uniformes, além de contribuir com a sustentabilidade e estar de certa forma trabalhando nas escolas um tema bastante importante que é a solidariedade. A proposição já está em análise nas comissões permanentes da Câmara de Vereadores.

Foto Divulgação/Arquivo