Carazinho poderá ter táxis adaptados

3 meses atrás

Carazinho poderá ser uma das cidades brasileiras que garante um direito fundamental às pessoas com deficiência: o de ir e vir. Isso porque um projeto de lei em tramitação no Legislativo Municipal está propondo que 10% do número de táxis em operação na cidade, seja acessível a pessoas com deficiência.  Se aprovada, a lei não altera as licenças atuais, porém, somente concederá novas para aqueles veículos de aluguel que estejam adaptados. Atualmente, no município não há nenhum nesta situação o que dificulta a locomoção dos cidadãos com deficiência ou mobilidade reduzida.

O proponente da matéria, vereador Fábio Zanetti, lembrou que a população que tem dificuldade de locomoção acaba tendo uma carência bem maior em diversas áreas, como por exemplo, cultura, lazer, educação e edificações públicas, ficando cada vez mais excluída da vida em sociedade. “Mesmo sendo a acessibilidade e a locomoção um direito de todos, esta é uma situação ainda muito difícil, por isso, garantir este direito é nosso papel como legisladores. Os carros adaptados farão um transporte mais seguro e adequado de pessoas com deficiência, embarcadas ou não em cadeiras de rodas, idosos, gestantes e demais passageiros que possuem mobilidade reduzida. Entretanto, eles também poderão ser utilizados por pessoas sem restrições físicas, da mesma forma como ocorre com os ônibus adaptados”, disse.

Os veículos adaptados deverão seguir as padronizações estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito e se aprovada esta lei, o Executivo Municipal deverá regulamentar a mesma. A matéria já recebeu parecer favorável das duas comissões permanentes da Casa e deve ser votado em breve.

FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA
O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora