Desenvolvimento Rural de Carazinho em pauta no Legislativo Municipal

4 meses atrás

Os vereadores aprovaram por unanimidade na noite desta segunda-feira, dia 29, o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) de Carazinho. O Plano, proposto pelo Executivo Municipal AM atendimento a uma exigência, principalmente, do Governo Federal para que o município receba recursos, faz um diagnóstico e traça objetivos, metas e iniciativas de curto, médio e longo prazo para o crescimento do setor. Entre as ações sugeridas estão o auxílio para empresas beneficiarem produtos, impulsionamento à diversificação de culturas, fomento à bacia leiteira e melhorias na profissionalização e gestão de propriedades.

O secretário municipal da Agricultura, Aldrin Keyser, durante espaço da Tribuna Livre, explicou que o documento foi elaborado por profissionais multidisciplinares de uma empresa contratada e que contou com a colaboração de agentes de interesse do âmbito rural do município. Segundo Keyser o plano é muito importante para traçar um planejamento do setor para os próximos anos, sendo que no caso de Carazinho, está se projetando um período de 20 anos. O secretário ainda dividiu a fala com o chefe do Escritório Municipal da Emater, Renato Serafini, uma das entidades que participou das discussões do documento, que lembrou que inicialmente foram ouvidos produtores, entidades e empresas ligadas ao setor. A empresa contratada para a execução do plano desenvolveu um estudo e destacou os pontos fortes e fracos em diversos setores do desenvolvimento rural, estrutura, saúde, educação, produção, situação econômica, sucessão familiar e outros quesitos, e, a partir das demandas encontradas, o grupo de trabalho estabeleceu metas prioritárias e secundárias, finalizando com a criação de um plano de ação, inclusive com a previsão de tempo de implantação, responsáveis pelas mudanças e necessidades.

A matéria retorna agora ao Executivo Municipal que deverá promulgar a lei e a partir daí implementar, de acordo com o calendário estabelecido.

Alteração no PPI

Ainda foi aprovado o PL 54/2019 que altera a legislação em vigor que instituiu o Programa de Pagamento Incentivado – PPI. Através da proposição, será concedida uma redução de 100% do valor das multas e juros moratórios incidentes sobre os débitos para pagamento em parcela única à vista, até 30 de setembro de 2019; e ainda, o abatimento de 20% para pagamento em parcela única à vista, sobre o saldo de parcelamento em vigor, desde que o devedor esteja em dia com seu pagamento, até 30 de setembro de 2019.

Jovem Aprendiz na Tribuna Livre

Assim como Keyser e Serafini, Letícia Kraemer, representando o Senac, também usou o espaço da Tribuna Livre para explicar o programa Jovem Aprendiz aos vereadores e à comunidade e incentivar as empresas a aderir ao programa. Ela explicou que o objetivo do programa é qualificar jovens para o mercado de trabalho, promovendo, a inclusão social e profissional e, oferecendo formação técnico-profissional. Ela destacou ainda que em Carazinho, há, anualmente, em média, quatro turmas, totalizando cerca de 120 alunos. “Percebemos que além do domínio técnico-científico as empresas também procuram jovens com visão empreendedora e pró-ativa, que buscam soluções para o crescimento da empresa. Temos diversos exemplos de jovens que saíram do curso e já estão efetivados, o que comprova a importância do programa. Então, ficamos felizes porque verificamos que este trabalho que desenvolvemos, além de beneficiar a educação deste jovens, beneficia ainda todo o município, qualificando a mão de obra e retornando isso ao município”, destacou.

chefe do Escritório Municipal da Emater, Renato Serafini.
Secretário municipal da Agricultura, Aldrin Keyser, durante espaço da Tribuna Livre
Letícia Kraemer, do Senac, falou  sobre programa Jovem Aprendiz
O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora