Carazinho poderá regularizar ecopontos de coleta de tampas plásticas

18/07/2019 11:20:34

A rotina de qualquer cidadão é cercada por embalagens plásticas. Seja da água, do refrigerante, do creme dental, do shampoo, ou mesmo de tantos outros produtos. A maioria destes recipientes possui tampas plásticas que hoje, podem virar recursos para diversas entidades. Pensando nisso, Carazinho poderá implantar ecopontos de coleta destes materiais nos órgãos da administração pública, como Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, escolas municipais, postos de saúde e demais locais que sejam prédios públicos. A proposta é da vereadora Janete Ross de Oliveira, através do projeto de lei 058/19, que está em tramitação no Poder Legislativo.

Pela proposição, a administração municipal, estaria permitida a receber as tampas plásticas, mediante entrega voluntária de pessoas físicas ou jurídicas, e depois, repassar à entidade legalmente habilitada para o processamento e reciclagem das mesmas no âmbito do Programa Tampinha Legal. Em Carazinho, até o momento, são duas entidades cadastradas: Grupo de Escoteiro Conego Sorg e Associação Carazinhense de Proteção aos Animais (ACAPA).

A vereadora explica que os ecopontos, terão recipientes diferenciados que serão usados como coletores dos materiais e serão instalados em locais visíveis e de fácil acesso. O projeto, assim, demonstra a preocupação com a responsabilidade social e com o meio ambiente. “Diversos municípios já aderiram ao Tampinha Legal, que é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Já temos em nossa cidade entidades que fazem este trabalho então, estamos apenas fomentar este trabalho. Desta forma, contribuímos com recursos para entidades assistenciais e ainda, incentivando o respeito com o meio ambiente, e ressaltando a importância de retirar estes produtos de nossas ruas, rios e matas”, lembra.