Educação e Esporte na Tribuna Livre

28/05/2019 11:25:23

Como a sessão plenária ordinária desta segunda-feira, dia 27, era a última do mês, dois representantes oriundas da comunidade e de organizações utilizaram a Tribuna Livre. Os temas foram educação e esporte.

A primeira participação, foi do diretor da Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho (EEPROCAR), Celito Luiz Lorenzi, que utilizou o espaço para falar sobre os 43 anos de fundação da instituição, que é um dos exemplos em escola autossuficiente do estado. Segundo Lorenzi, a EEPROCAR é considerada a escola mais eficiente das 23 instituições educacionais agrícolas do RS. “Além disso, nós formamos profissionais que são extremamente disputados pelas empresas. É um orgulho para nós e tenho certeza que também é para a comunidade de Carazinho”, disse.

Antigamente denominado de Centro Rural de Ensino Supletivo-CRES, a instituição já formou mais de 1600 técnicos agrícolas. Hoje, a escola oferece o Curso Técnico em Agropecuária Subsequente e o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária. Ao total são 263 alunos sendo que, destes quase 200, são internos. Um grande número é de mulheres, já que a instituição foi pioneira também no internato feminino.

Já o ex-jogador Adriano Strack também usou a tribuna pelo tempo de 15 minutos para falar sobre o Clube 1992, um clube social e de futebol, criado por ele, recentemente.Hoje já são 270 sócios que usufruem de um local diferenciado, que comtempla duas quadras de futebol society, sendo uma coberta, quadra de areia, pista de corrida, pub, barbearia, playground, sauna, piscina, uma hamburgueria e uma acadêmica. “Gostaria de passar para a comunidade, que montar tudo isso não foi fácil. Mas como carazinhense, acho que nossa comunidade merece esta estrutura”, disse. O objetivo do empreendedor é construir um estádio para até 15 mil pessoas, colocar o 92 num campeonato e em cinco anos estar com o seu time de futebol na primeira Divisão do Futebol Gaúcho.

EEPROCAR comemora 43 anos de fundação
Diretor da EEPROCAR, Celito Luiz Lorenzi