Notícias

Novos vereadores do programa Juventude Legislativa tomam posse em Carazinho

1 mês atrás

 

Os treze jovens que irão representar os vereadores de Carazinho na edição deste ano do programa Juventude Legislativa tomaram posse na noite da última quinta-feira, dia 16. Ambos são estudantes indicados por suas escolas e matriculados entre o 9o ano do Ensino Fundamental e o 2o ano do Ensino Médio. Na primeira sessão eles já iniciaram fazendo história: elegeram a primeira Mesa Diretora completamente feminina.

Após serem empossados pelos parlamentares da Casa, os jovens vereadores reuniram-se e montaram duas chapas diretivas, cujas presidentas usaram a tribuna para defender suas ideias e pedir o voto dos demais edis. A chapa n° 02 recebeu 8 votos e se tornou a vencedora, enquanto que a n° 1 obteve 5 votos. A presidente eleita Raniéri Lorenzon, da EMEF Alfredo Scherer, explicou que o objetivo em seu mandato é fazer o bem e contribuir para o crescimento da comunidade, unindo todos os jovens parlamentares em nome do bem comum. “Acreditamos que juntos, podemos participar e ajudar a construir uma sociedade melhor”, enfatizou. Questionada sobre a aprovação de uma chapa totalmente feminina ela ressaltou: “Eu acho que as mulheres têm que se colocar à frente e liderar, porque temos capacidade para isso”. 

Integram a Mesa Diretora com Raniéri, as estudantes Kemmily Vitória Schineider Prado, da 

EEEF Carlinda de Britto- vice-presidente; Julia Carla Tomé Vieira, da EEEB Érico Veríssimo- 1ª secretária; e Paloma Woletzer Pires, da EEEF Princesa Isabel- 2ª secretária.

 

Envolvimento Jovem

O programa Juventude Legislativa foi proposto em 2017 pelo então vereador Lucas Gabriel Lopes, hoje secretário municipal de Educação. Para ele, a ideia do programa é oportunizar a experiência do jovem na participação da vida pública e política. “Eu vim do movimento estudantil e percebo que, muitas vezes, o jovem quer participar, mas não tem espaço ou não sabe como, então, queremos permitir que ele se sinta parte das decisões da comunidade e, ao mesmo tempo, responsável por ajudar. Que eles reflitam, criem e proponham melhorias tanto na sua escola, quanto na sua comunidade”, explicou. Em sua opinião, no momento em que o jovem entende seu papel e, inclusive, entende as funções do Legislativo e do Executivo, leva este entendimento para os que estão ao seu redor, informando aqueles, que muitas vezes, desconhecem o papel de cada órgão, os direitos e deveres enquanto cidadãos. “Queremos despertar o jovem protagonista que faça a diferença. Se ele levar isso para a política, como agente político, que seja diferença onde atua”, ponderou.

O presidente do Legislativo Municipal, Daniel Weber, defende que incentivar o jovem a interessar-se pela política é fundamental, porque, em sua visão, é ela que norteia todos os acontecimentos, seja no município, estado ou país. “Então quanto antes se começa a instruí-los sobre o andamento da política e sua importância, tanto do Poder Legislativo quanto do Executivo, mais jovens podemos permitir que conheçam os atos que norteiam suas vidas. Sinto-me orgulhoso em estar, neste momento, representando toda a Casa para dar continuidade a este projeto tão importante”, ressaltou. Weber ainda defendeu a importância do trabalho conjunto com as escolas, o primeiro local em que o jovem demonstra suas aptidões e interesses. 

A diretora da EMEF Presidente João Goulart, Monalise Capellari, enfatizou que é papel da escola incentivar o aluno, constantemente, a ser atuante, enxergar os problemas nos meios em que vive e que, ao refletir sobre eles, encontre soluções. “Todos os anos buscamos trabalhar projetos que busquem oportunizar e incentivar ações que façam a diferença. Então, entendemos ser este programa é de muita valia para a escola, para a família e para a comunidade, porque assim como nós, incentiva a participação e atuação mais efetiva de nossos cidadãos”, disse.

Conheça os treze vereadores que atuarão em 2019

CAMILLE MELLO BOEIRA - EMEF Pedro Pasqualotto

DIULI FLAVIANE ANDRADE KAEMPFER - EMEF Políbio do Valle

JOÃO VICTOR DE QUADROS DA ROSA - EMEF Dr. Piero Sassi 

JULIA CARLA TOMÉ VIEIRA - EEEB Érico Veríssimo (1ª secretária)

KALINE PINHEIRO DE OLIVEIRA - EMEF Presidente João Goulart

KEMMILY VITÓRIA SCHINEIDER PRADO - EEEF Carlinda de Britto (vice-presidente)

LEONARDO WEDI DOS SANTOS - Notre Dame Aparecida

LUIS GUSTAVO DOS SANTOS REINHER - EMEF Capitão Aristides Gabriel Haeffner

MORGANA DE SOUZA PARISOTTO - EMEF João XXIII

PALOMA WOLETZER PIRES - EEEF Princesa Isabel (2ª secretária)

PEDRO HENRIQUE FERNANDES - Colégio La Salle

RANIÉRI LORENZON - EMEF Alfredo Scherer (presidente)

YGOR EMANOEL GONÇALVES AYRES - EMEF Rufino Leal

 

Próximo encontro 

O próximo encontro do Juventude Legislativa está programado para 13 de junho, às 18:30. Toda a comunidade é convidada a participar. 

 

Presença dos parlamentares

Além do presidente Daniel Weber, os vereadores Gian Pedroso, Gilson Haubert e João Pedro Albuquerque de Azevedo, também participaram do primeiro encontro do programa Juventude Legislativa, recepcionando os alunos e colocando-se à disposição para auxiliar durante o período. Toda a estrutura do Poder Legislativo Municipal dará suporte para os jovens vereadores, que vivenciarão o dia a dia da Casa, propondo proposições de seus interesses. As mesmas serão objeto de análise por parte dos parlamentares que poderão dar encaminhamento a tais sugestões, encaminhando-as posteriormente, aos órgãos competentes.

 

FOTOS

Mesa Diretora do Programa para 2019
O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×