Seminário de fiscalização de obras e contas públicas será disponibilizado para entidades e comunidade

22/03/2019 11:30:00

O Poder Legislativo de Carazinho disponibilizará na próxima semana para vereadores, servidores públicos, entidades e para a comunidade em geral a participação em um seminário de qualificação com o tema “Qualificação para Fiscalização de Obras e Contas Públicas”. O evento será na próxima quarta-feira, dia 27 de março, ao vivo de Brasília, porém, transmitido exclusivamente para as Câmaras Municipais inscritas como pólos presenciais. No caso de Carazinho o evento será no Plenário. A participação é gratuita.

O presidente, Daniel Weber, explica que é imprescindível que todos os gestores e servidores públicos recebam, constantemente, treinamentos e qualificações a fim de prestar o melhor trabalho possível. Porém, acrescenta que, além de oferecer a capacitação para o público interno, optou-se por oportunizar também para entidades e para a comunidade, porque entende que uma das funções de uma Câmara de Vereadores é estimular constantemente todos os membros da sociedade a compreender a gestão pública e a dinâmica que abrange o complexo andamento dos seus processos. Para ele, ainda é fundamental oportunizar ferramentas ao cidadão para que este também possa auxiliar a decidir sobre o futuro do seu município. “Acredito que quanto mais pessoas receberem acesso a este conhecimento melhor, porque neste caso, fiscalizar, não é importante somente para os vereadores e assessores, mas sim, para todos os cidadãos que também podem e devem acompanhar tudo o que acontece em seu município. Acreditamos que fazer uma política séria significa também ser transparente quanto às nossas ações, mostrar o trabalho desenvolvido, incentivar o acompanhamento dos cidadãos, a participação, o compartilhamento e a interação. Quem sabe assim, vamos motivar mais pessoas a se dedicarem a gestão pública”, destaca.

O evento é técnico e visa preparar os participantes para expansão do conhecimento necessário para uma fiscalização adequada, como por exemplo, entender a navegação nos portais de transparência, acompanhar obras públicas e os prazos, orçamentos, projeto de arquitetura e materiais de qualidade empregados, o valor investido em pessoal, de forma direta, indireta e terceirizada, e como descobrir se estas contas estão corretas.

Programação

A programação iniciará às 14hs com a palestra “Fiscalização De Obras Públicas”, com o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Nicola da Costa Khoury.  Às 15hs será vez da palestra “Fiscalização de Despesas com Pessoal no Poder Público – Limites e Formas de contratação regular e irregular”, ministrada por Sabrina Iocken, conselheira substituta do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Depois, o jornalista investigativo Léo Arcoverde, da Globo News, fundador da agência de dados Fiquem Sabendo, especializada em produção de conteúdo jornalístico a partir de acompanhamento de dados públicos e do monitoramento da execução de políticas públicas por meio da Lei de Acesso à Informação, ministrará a palestra “Fiscalizando Dados Abertos em Portais de Transparência”. O término está previsto para às 17h.

Os participantes receberão certificados. Inscrições devem ser feitas diretamente no Departamento de Comunicação da Casa, com Daniela, pelo telefone 54 3330-2322 ou pelo e-mail: [email protected].