Notícias

Tribuna Livre debate desocupação indígena e trabalho da OAB carazinhense  

25/02/2019 20:00:00

Representantes da comunidade indígena Vyi Kupli, instalada em área do município de Carazinho cedido há algum tempo, participaram da sessão da Câmara de Vereadores, desta segunda-feira, dia 25. Eles já haviam comparecido na Casa na semana passada, mas, em respeito ao regimento interno, só puderam se posicionar durante a Tribuna Livre, neste dia. O senhor Ivo Gales, que representou os indígenas, explicou a realidade da comunidade, a qual deve deixar a área ocupada até o final do mês, devido a uma liminar judicial, já que a cedência era temporária. Ele pediu auxílio do Legislativo para intervir junto ao município e à Funai a fim de permanecerem no local até que possam ser deslocados para outra área. Ele lembrou que a maioria dos indígenas, adultos e crianças, que estão na área, é descendente do município e não têm para onde ir, caso a desocupação seja efetivada. Alguns vereadores garantiram que buscarão a forma de ajudar neste processo.

Ainda no espaço da Tribuna Livre, a presidente da OAB Carazinho, Sandra Mara Zimmer, falou sobre a importância e a honra em ser a primeira mulher à frente da organização, já que, desta forma, pode participar ativamente de um processo de transformação, de igualdade e respeito em prol de uma sociedade livre. Advogada há 18 anos no município, sendo a maioria deles presente nas diretoras anteriores, Sandra explicou que pretende continuar o trabalho feito pelas outras lideranças, a fim de defender a dignidade da instituição, a democracia, a cidadania e a justiça. Segundo ela, já são 50 anos em que a entidade local busca, voluntariamente, a defesa e valorização da categoria, trabalho este que será mantido pela atual gestão.

Entenda

A Tribuna Livre é realizada mensalmente na última sessão ordinária de cada mês. O espaço pode ser utilizado por representantes de clubes de serviços, entidades beneficentes, culturais, desportivas, sociais, classistas e de fundações, com sede em Carazinho, para versar sobre assuntos de interesse comunitário. Pelo regimento interno, quando este espaço é disponibilizado, o tempo utilizado equivale a 50% do destinado ao Grande Expediente, sendo que, após a explanação dos convidados, os vereadores também podem questioná-los.

 

FOTOS

Representantes da comunidade indígena Vyi Kupli
Sr. Ivo Gales, representante dos indígenas na Tribuna Livre
Presidente da OAB Carazinho, Sandra Mara Zimmer
O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×