Amélio Machado “Tradicionalista destaque em 2010”.

Conforme decreto Legislativo de abril de 2006, que instituiu a comenda "Tradicionalista Destaque", todo ano, na última sessão do mês de agosto os vereadores indicam através de requerimento à mesa diretora um cidadão carazinhense que se destaca no tradicionalismo dentro da comunidade, o homenageado deste ano foi o Sr. Amélio Machado.

O Sr. Amélio Machado iniciou sua trajetória no campeirismo aos 16 anos, como domador de cavalos, aos 20 anos tornou-se capataz onde atuou até os 27 anos. Em 1966 ingressou no serviço público como operador de máquinas na Prefeitura de Carazinho, onde se aposentou. Sr. Amélio como é conhecido foi também presidente do Bairro Floresta por várias gestões.

O tradicionalista em sua caminhada de 50 anos de campeirismo, sempre foi destaque nas competições de tiro de laço conquistando diversos prêmios. O homenageado tem como sucessores o seu filho Airton e o neto Caetano, que seguem seu caminho no tradicionalismo, o neto inclusive, vem se destacando de forma signifativa, conquistando muitos prêmios em rodeios, Rio Grande a fora, como diz o ditado gaúcho saiu igualzito ao avô Amélio.

Em nome dos vereadores o Presidente Gilnei Jarré realizou a entrega da comenda ao Sr. Amélio Machado e a Vereadora Sandra Citolin entregou um lindo mimo à esposa do homenageado, Amélia.