Vereadores aprovam projeto que incentiva a doação de sangue

25/07/2018 11:16:00

Foi aprovado na sessão desta segunda-feira, 23, o projeto de lei 039, do vereador Gian Pedroso, que institui o “Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue” e a “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue”.

A doação de sangue é um ato altruísta e totalmente voluntário, que pode salvar muitas vidas. De acordo com o vereador, no município, centenas de doadores de sangue voluntários que, no anonimato, salvam vidas. “São estes heróis sem medalhas que fazem o bem sem olhar a quem, e só são lembrados quando alguém precisa desse precioso liquido que corre nas veias. Quantas vezes deixam o trabalho, o aconchego da família, o lazer programado merecidamente, para fazer este gesto de solidariedade. Até porque, a qualquer momento, a necessidade de sangue, pode ser de qualquer um de nós, em situações de urgência ou emergência, como por exemplo, em acidentes. Essa sensibilização, vale lembrar, é fundamental, uma vez que não existem formas de substituir o sangue proveniente da doação para atender a pacientes com problemas diversos, como anemia, distúrbios de coagulação, entre outros. Com este projeto, queremos dar a este ato, a valorização que merece, instituindo o “Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue” e designando a “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue”, afinal uma simples doação de sangue pode salvar muitas vidas”, finaliza.