Notícias

Educação, cultura, segurança e investimentos são assuntos abordados na sessão

03/07/2018 10:20:00

Com ausência de projetos para votação, a sessão ordinária desta segunda-feira, 02, contou com 68 requerimentos e 16 indicações dos vereadores. Não se fizeram presentes na sessão os vereadores Janete Ross de Oliveira e Márcio Hoppen, presidente da casa, sendo substituído pelo vereador Erlei Vieira, que comandou a sessão. 

Na oportunidade, diversos assuntos foram abordados pelos vereadores. O vereador Ivomar Tomate de Andrade mencionou os dois projetos de leis de sua autoria que estão tramitando. O PLL 035/18, protocolado no dia 25 de junho, dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação da lista de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames ou cirurgias em estabelecimentos da rede pública de saúde no município ou com os conveniados. Já o PLL 038/18 entrou na casa nesta segunda, 02 de julho, e dispõe sobre a emissão de Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) pelo município.

Com foco na educação, o vereador João Pedro de Albuquerque de Azevedo, destacou a moção de apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 270/2018, da deputada Juliana Brizola, que busca garantir a continuidade do ensino da Língua Espanhola nas escolas gaúchas, determinando que o ensino do idioma conste como disciplina de oferta obrigatória nos currículos das escolas de Ensino Fundamental e Médio do Rio Grande do Sul, sendo, contudo, optativa por parte dos alunos. Falou ainda sobre a importância da continuidade do projeto do governo anterior, inaugurando o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O vereador Tenente Costa cobrou novamente mais efetivo para Carazinho e indagou o fato de diversos municípios receberam efetivo, com exceção do nosso município. Falou ainda sobre as inaugurações da Secretaria da Saúde e do CREAS.

Entre os assuntos abordados pelo vereador Daniel Weber foi a de transformar o Parque do Sabiá em um local ecológico e de estudo. Segundo ele, em conversa com a diretora do Departamento Municipal do Meio Ambiente (DEMA), Camila Hüning, a proposta foi bem recebida, sendo informado que há objetivos de melhorarias na estrutura do Parque da Cidade e, após, o Parque do Sabiá.

Parabenizando o município pelas inaugurações da nova sede da Secretaria de Saúde e o CREAS, o vereador Anselmo Britzke enfatizou ainda sobre o recurso de R$ 110 mil, que intermediou junto ao deputado federal Afonso Motta, e que está disponível desde semana passada para a saúde, onde, segundo informações da secretaria, será investido em mais consultas com especialistas e exames. O vereador citou ainda o asfaltamento da rua Polidoro Albuquerque que esta sendo executada com recurso do deputado federal Ronaldo Nogueira.

O ponto central do pronunciamento do vereador Aloar Tomaz foi a importância do investimento em educação, cultura e esporte. aludindo o fato da da premiação da 1ª Prenda e 1º Guri da 7ª Região Tradicionalista conquistados neste final de semana por integrantes do CTG Unidos pela Tradição Riograndense.

Agradecendo as homenagens, o patrão do CTG Unidos pela Tradição Riograndense, Rogério da Cruz, destacou que o concurso envolve mais de 100 entidades. Segundo ele, a preparação da Alessandra e do Gabriel é contínua. “Isso é cultura o que o CTG faz o ano inteiro e essas crianças levaram o nome do nosso CTG, do nosso trabalho”, salientou.

Ao final da sessão, os vereadores Anselmo Britzke e Alaor Tomaz, entregaram o Certificado de Reconhecimento aos homenageados pela premiação recebida no Concurso Reginal de Prendas e Peões 2018 da 7º Região Tradicionalista, com a conquista da 1ª Prenda Alessandra Hoppen e 1º Guri Gabriel Kempfer.

 

Fotos: Davidson Huther

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×