Presidente Jarré participa do Programa Gazeta em sua Casa.

O Presidente Gilnei Jarré participou na última terça-feira (24), da série de entrevistas, com todos os vereadores, no programa Gazeta em sua casa, com o apresentador Alan Henrique. A pauta da entrevista é definida por cada vereador, o Presidente iniciou  seu pronunciamento convidando a população a acompanhar as atividades do Legislativo para que possam acompanhar de perto a posição dos Vereadores quanto aos projetos, como também onde o Executivo está aplicando os recursos públicos.

Jarré apresentou alguns projetos que vem trabalhando, em especial a luta pela obra na ERS 330 que liga Cruzinha/Carazinho à Tesouras/Chapada, desde 2002 já na administração anterior vem atuando em conjunto com a comissão pró-RS330 para viabilização desta obra. Foram diversas reuniões junto ao Governo do Estado estando inclusive reunido juntamente com a Governadora solicitando a inclusão no orçamento de 2010 do valor de aproximadamente R$17 milhões que irão viabilizar a obra. Atualmente essa se encontra em licitação com previsão de ínicio para o fim do ano e conclusão em 2011. Jarré comemora essa obra que é uma reivindicação de 50 anos dos produtores rurais e de toda comunidade.

Outra reivindicação do vereador Gilnei Jarré desde 2004 foi o muramento do presídio que irá proporcionar dignidade aos presidiários, que poderão desenvolver atividades numa área mais ampla e também  maior segurança aos moradores vizinhos ao presídio. A confirmação da obra aconteceu no ano passado e deve ser incluída em licitação em breve.

A Ala de drogadição que é uma união de esforços entre o poder legislativo, governo do estado com a participação de 300 mil reais do legislativo e 300 mil do Governo do Estado, que irá oferecer um melhor atendimento aos dependentes químicos de Carazinho.

Ponto comum nas três obras é que boa parte dos recursos para efetivação das obras, vem do Governo do Estado que sanou as contas de governos anteriores tendo a coragem cortar gastos e executar uma de suas maiores obras do governo, o déficit zero.

Jarré também apresentou dois projetos de sua autoria, a transparência do Legislativo, que tem como principal objetivo proporcionar a comunidade de uma forma fácil e instantânea através da internet, os gastos públicos e todos os atos do Legislativo  buscando também sensibilizar o Executivo a tomar a mesma atitude. O outro projeto diz respeito a anual de diárias que irá fixar um limite para gastos por vereador.

Foram também apontadas pelo Presidente algumas irregularidades acerca das alterações anunciadas pelo Prefeito que ferem a regulamentação da portaria 648 do Ministério da Saúde, que normatiza o programa de Estratégia da Saúde da Família. Jarré também demostrou preocupação quanto ao fechamento do Ambulatório São Bento alegando que o HCC é responsável pelo atendimento de emergência não de urgência, esse que era desempenhado pelo ambulatório comenta. Jarré ainda destaca o jogo de empurra quanto ao serviço de saúde, o paciente procura o ESF o médico não está, vai até o ambulatório fechado e então o paciente vai até o HCC que não o atende porque não é obrigação dele e o ciclo se repete, é necessária uma solução para esse problema pondera o Presidente.

Quanto à situação da educação o causou estranheza ao Presidente a demissão dos estagiários e redução nas convocações, que diante desta redução no quadro de funcionários quem está mantendo o serviço em funcionamento já que se tem a informação que em diversas áreas não foram chamados as do concurso público. Jarré ressaltou que lembra bem da pressão feita para aprovação dos contratos emergenciais da eminência de colégios fecharem pela falta de professores e agora aparentemente esses profissionais não são necessários, essa situação nos leva a reflexão de como está sendo gerida a educação do município, já que contratos emergenciais e convocações eram necessários, já o pessoal efetivo concursado não é?

Já na questão do aumento dos professores Jarré destacou que a decisão está com o Ministério Público estadual que está analisando o mérito da ação, em breve Jarré espera que os professores possam contar com esse aumento previsto em lei municipal, que garante o direito da classe participar dessa reclassificação.

O presidente ainda defendeu na área de educação profissionalizante cursos mais abrangentes, diferentes dos que estão sendo realizados no CEMEP atualmente, que são cursos "relâmpagos" não se questiona a eficiência dos cursos oferecidos mas o que defendemos  são cursos com maior duração que forneçam aos alunos um conhecimento mais amplo e possam prepara-los melhor para o mercado de trabalho.

Quanto ao Campeonato amador de futebol o Presidente reafirmou que caso o Executivo não tenha recursos para realizar esse campeonato, a Câmara irá disponibilizar recursos para que seja realizado em Carazinho.  Em 2009 ele já não aconteceu, neste ano iremos disponibilizar recursos para que seja possível sua realização. Jarré ainda lembrou que na administração anterior sempre foi realizado esse campeonato e diversos outros abrangendo uma programação em todo ano.

Alan Henrique ao fim de cada entrevista solicita uma nota dos Vereadores quanto à atuação do Executivo nesses mais de 20 meses de governo. Jarré preferiu não dar a nota, mas sim fazer uma avaliação das principais  secretarias.  Obras, Saúde e Desenvolvimento, que vem passando por sérios problemas e necessitando de investimentos, Educação parece estar boa e Assistência Social ninguém fala, o que da a entender que não está se realizando muita coisa, analisando a situação de forma ampla avalio a administração com quesito regular.