Legislativo propõe ampliação da vacina contra gripe para profissionais da educação

27/04/2018 11:00:00

Através de uma indicação ao Executivo, o vereador Alaor Tomaz reivindicou para que determine ao setor competente a ampliação da vacinação da gripe H1N1 para todos os profissionais que trabalham em educação do município, tanto pública, quanto privada.No documento, o vereador defende que as vacinas sejam disponibilizadas não somente aos professores, que fazem parte do grupo de risco, mas também a todos os demais profissionais que tem contato com os alunos.

A justificativa usada pelo vereador no ofício, é de que “os casos de gripe nos alunos facilita a transmissão aos professores, consequentemente os profissionais da educação também são afetados, sendo afastados de suas funções no ambiente escolar, comprometendo o trabalho e prejudicando o acompanhamento diário dos alunos”.  Diante desta realidade,  defende que a vacinação dos profissionais da educação como um dos públicos prioritários se faz necessária.

Vacinação da Gripe:

Todos os anos, os subtipos dos vírus da gripe que serão incluídos no imunizante mudam. Isso porque os diferentes causadores dessa infecção circulam pelo mundo e sofrem mutações com frequência.

Quem define a composição da vacina é a própria OMS, que reúne e analisa as informações enviadas por centros de vigilância de todos os países. Já o grupo de risco foi mantido, fazendo parte desta lista: