Carazinho terá Programa Fila Zero no atendimento das pessoas em tratamento do câncer

14/03/2018 10:08:00

Popularmente conhecida como a doença do século XXI, o Câncer, apesar dos avanços terapêuticos, continua sendo uma das principais causas de óbitos no país, fator que torna imprescindível o comprometimento das instituições de saúde na discussão da política pública específica para o tratamento de câncer. Pensando nisso, a vereadora Janete Ross de Oliveira protocolou na última semana um anteprojeto de Lei que institui o “Programa Fila Zero” no atendimento de pessoas que estão em tratamento do câncer nas unidades de saúde de Carazinho.

Durante diálogo com a secretária de saúde Anelise Almeida, a vereadora apresentou à proposta justificando a importância de um acompanhamento especial as pessoas que estão em tratamento da doença. Janete defende também que no momento do tratamento são solicitados alguns exames, contudo, havia relatos de dificuldade para conseguir a liberação dos exames e, dada a urgência desse acompanhamento, a vereadora propôs a implantação deste programa na rede municipal de saúde.

De imediato a secretária disse ser possível atender essa reivindicação da vereadora, onde se comprometeu em reunir as equipes de atenção básica para que priorizem o atendimento às pessoas que estão em tratamento do câncer.  Esse trabalho deverá funcionar como uma forma de cota separada aos pacientes que já estão em tratamento da doença pelo SUS.