Vereador propõe a criação do Programa Restaurante Solidário

23/02/2018 10:57:00

A proposta foi lançada pelo vereador Fábio Zanetti ainda em 2017 com um anteprojeto encaminhado ao Executivo Municipal, o qual sugere a criação do Programa Restaurante Solidário no município de Carazinho. A ideia foi bem aceita pelo prefeito municipal na época e por isso, Zanetti tem buscado parceiros para a efetivação deste projeto.

O projeto tem como objetivo principal servir almoço no valor de R$ 1,00 possibilitando que pessoas carentes tenham um alimento diário digno. Para que isso aconteça, o vereador tem buscado o apoio da prefeitura municipal, secretaria de assistência social, associações que  possam gerir o Programa, Governo Estadual e Federal.

Cabe destacar que já existe a nível federal um programa nesses mesmos moldes, tendo a possibilidade de repasse do Governo para a efetivação deste projeto. No manual do Programa Restaurante Popular do Governo Federal explica que este “é um dos programas integrados à rede de ações e programas do Fome Zero, política de inclusão social estabelecida em 2003. O bom funcionamento deste programa é papel do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e espera-se, com ele, criar uma rede de proteção alimentar em áreas de grande circulação de pessoas que realizam refeições fora de casa, atendendo dessa maneira, os segmentos mais vulneráveis nutricionalmente”.

Desde a sua criação, o programa já conta com 100 destes restaurantes em todo o país, e por esse motivo, o vereador acredita que Carazinho possa ser uma das cidades que pode proporcionar essa melhora de vida às pessoas carentes. Por esse motivo vem trabalhando diariamente para que o projeto saia do papel e tenha sua efetivação, prova disso é uma emenda na LOA no ano passado já prevendo a criação deste programa.

Outro fato importante que necessita ser criado é o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, este será o responsável por gerir os trabalhos, além de uma entidade interessada em abraçar a causa e dar andamento nos trabalhos de forma responsável.