Maio Amarelo: Poder público inicia atividades de conscientização no Trânsito

22/05/2017 10:20:00

Dando início as atividades do Maio Amarelo, o departamento municipal de trânsito realiza nesta segunda-feira (22) diversas ações de conscientização dos motoristas, entre elas uma panfletagem em frente à Câmara de Vereadores. As atividades seguem até o dia 31 de maio com diversas atividades que acontecerão nas escolas e nas vias públicas, a fim de mobilizar a toda a sociedade sobre o trânsito.

Este movimento surgiu em uma assembleia geral das Nações Unidas quando editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Desta forma, surgiu em diversos países do mundo “Movimento Maio Amarelo” com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Por esse motivo, o município preparou diversas atividades voltadas a esse tema com a parceria da Brigada Militar; CFC's Cará, Sorriso, Farol e Weber; CAPSEM; Comitê de Educação no Trânsito; Corpo de Bombeiros; SAMU; Secretarias de Educação e Cultura e da Saúde; SEST SENAT; TW Transportes e Ulbra e Câmara de Vereadores.

Com isso foi possível montar uma extensa programação no município, conforme dados divulgados pela prefeitura municipal, onde diversas ações estarão ocorrendo até o final da próxima semana. Na quarta-feira (24) o vereador Tenente Costa, juntamente com os fiscais de trânsito e servidores da Câmara estarão conscientizando os motoristas sobre a faixa de pedestres, na oportunidade será feito um adesivaço nos veículos.

PROGRAMAÇÃO:

No dia 29 de maio de 2017 das 09:00h às 16:30h na praça Albino Hillebrand, serão realizadas as seguintes atividades:

ESCOLINHA DE TRÂNSITO:

Público alvo: Infantil

09:00h às 11:15h e das 14:00h às 16:30h

CARRETA ESCOLA:

Público alvo: Adolescentes

Palestras:

09:15h às 10:15h - Movimento maio amarelo: Direção defensiva (Turma 1)

10:15h às 11:15h - Movimento maio amarelo: Direção defensiva (Turma 2)

09:15h às 10:15h - Movimento maio amarelo: Direção defensiva (Turma 1)

14:00h às 15:00h - Movimento maio amarelo: Direção defensiva (Turma 3)

15:15h às 16:15h - Movimento maio amarelo: Direção defensiva (Turma 4)

TEATRO: SE ESSA RUA FOSSE MINHA

Público alvo: Educação infantil e Séries Iniciais

15:00h (Com Duração de 40 minutos)

TENDAS:

Público alvo: Comunidade em geral

Departamento de trânsito: "Etilômetro (bafômetro) Mitos e Verdades";

CFC's divulgando seu trabalho no Maio Amarelo;

Saúde;

SMEC: apresentará trabalhos desenvolvidos nas escolas durante o mês do Maio Amarelo;

SEST SENAT;

ULBRA: Acadêmicos da Enfermagem;