Vereador propõe regulamentação do Grêmio Estudantil nas Escolas Municipais

11/04/2017 11:05:00

O vereador Lucas Gabriel Lopes protocolou na última segunda-feira (10) um projeto de lei  que prevê a organização e implementação de Grêmio Estudantil nas Escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Carazinho. Através deste projeto o vereador pretende estimular os jovens a participarem da comunidade escolar de forma efetiva e motivá-los a construir uma gestão democrática e participativa.

Diante deste desafio, Lopes está propondo a regulamentação dos Grêmios estudantis, a fim de constituir um meio de participação dos alunos na vida escolar, o que favorece a formação para a cidadania, tornando-se um espaço de discussão, criação e tomada de decisão acerca do processo escolar, bem como fortalecendo noções a respeito de direitos, deveres e convivência comunitária. Esta é uma das principais bandeiras do vereador, que desde o ano passado vem realizado encontros com lideranças juvenis com a finalidade de motivá-los a participarem deste movimento e de incluir os adolescentes nos assuntos que envolvem a comunidade escolar.

É intenção deste projeto também, contribuir para que os alunos deixem de ser figurantes e passam a ser protagonistas dentro da escola. Além disso, o vereador defende que o “o Grêmio Estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes na unidade educacional. Atuando nele, o estudante defende seus direitos e interesses, aprende e desenvolve ética e cidadania na prática”, destaca. Por acreditar nisto, é que está sendo feita a regulamentação do Grêmio Estudantil nas escolas públicas.

Como o projeto deu entrada nesta segunda-feira, agora ele é encaminhado às comissões da casa para que seja dado o parecer. Caso seja dado parecer de inviabilidade o vereador deverá retirar o projeto e adaptá-lo, já se for viável, ele poderá ser colocado em votação no próximo mês.