Notícias

Reunião discute sobre o autismo

07/04/2017 12:01:00

 Na manhã desta sexta-feira (07) o presidente da Câmara de Vereadores Estevão De Loreno, vereador Tenente Costa e representantes da associação de mães de autistas e associação da equoterapia se reuniram com a secretária de educação Sandra Citoli para expor algumas sugestões a serem implantadas na rede municipal.

A primeira delas em relação a dar continuidade no projeto da Equoterapia iniciada ano passado, mas que nunca teve a efetividade por falta de apoio do Executivo. De acordo com os representantes a intenção é de o projeto seja colocado em prática, por acreditar na eficiência do tratamento para crianças e jovens diagnosticados como altista.

Além disso, falaram sobre os atendimentos e o acolhimento da rede municipal com as crianças através do CEMAE - Centro Municipal de Atenção Especializada e elogiaram os serviços prestados. Comparado a escola de autistas de Passo Fundo o centro se compara ao atendimento e prestação de serviços vinculados à saúde e a assistência social. A responsável pelo CEMAE Celsoni Danieli também destacou a dedicação dada por toda a equipe que faz parte do centro e disse que hoje Carazinho não perde nada para Passo Fundo, lamentando apenas a ausência de um neurocirurgião infantil especialista em autismo, que hoje não existe em Carazinho.

Para tanto, a secretária Sandra Citolin informou que sua meta de trabalho está elencada em três prioridades: na educação infantil, educação especial e qualificação do ensino fundamental. Por esse motivo se disse parceria das associações para o trabalho seja aperfeiçoado cada vez mais e se disse sensível a realidade de cada mãe presente no encontro.

Sendo assim, vários planos de trabalhos serão iniciados no município a começar por implantar em Carazinho a semana municipal do autismo incluída no calendário oficial do município. A partir disso pretende-se mobilizar a sociedade para que se entenda um pouco mais do que realmente é o autismo e da importância do funcionamento de toda a rede. 

 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×