Comitiva carazinhense visita Escola de Autista

24/03/2017 19:00:00

Na manhã desta sexta-feira (24) os vereadores Estevão De Loreno, Daniel Weber, Gian Pedroso e Tenente Costa estiveram em Passo Fundo para conhecer a Escola de Autista de Passo Fundo que existe no município deste março de 2001. Ela é uma das únicas escolas  que atende somente autistas, e por esse motivo despertou o interesse dos vereadores para trazer essa realidade também para Carazinho. Em uma reunião marcada com a direção da escola, foram convidados para acompanhar os vereadores a psicopedagoga Celsoni Danieli, do CEMAE representando a secretária de educação.

Na escola, a comitiva carazinhense foi recebida pela direção da escola que explicou desde a sua fundação até o atendimento realizado.  Um dos exemplos citados foi a equoterapia, que auxilia no desenvolvimento dos autistas. Esse tratamento vem sendo estudado pelo vereador Estevão De Loreno que auxiliou na criação de uma associação voltada a essa finalidade.

Ainda segundo a direção da escola, a intenção é de expandir ainda mais o serviço, com uma escola centro, onde se tenha também profissionais da saúde auxiliando no desenvolvimento dos alunos. Esse assunto já vem sendo tratado com o poder Executivo do município que busca parceria da iniciativa privada para que ela seja construída.  Enquanto isso, a direção mantém o atendimento na atual sede que tem o aluguel pago pelo Estado.

O encontro serviu também para troca de informações sobre o Centro Municipal de Atenção Especializada – CEMAE de Carazinho e a Escola de Autistas.  Esse assunto será levado até o prefeito Milton Schmitz e a secretária de educação Sandra Citolin, para que possam discutir novas possibilidades de trabalhados aos alunos de Carazinho.