Vereador Erlei e Vereadora Sandra visitam Fazenda São Francisco em Lajeado-RS

Na tarde da última sexta-feira (2), o Vereador Erlei Vieira acompanhado da Vereadora Sandra Citolin, realizaram visita a Comunidade terapêutica São Francisco em Lajeado-RS, que tratam de pacientes usuários de álcool e drogas. Durante a visita conheceram sua infraestrutura atual, seus alojamentos, área de recreação, refeitórios, sala de avaliação psicológica, lavanderia, espaço reservado para oficinas, sala dos grupos de autoajuda como Narcóticos Anônimos (NA) e Alcoólicos Anônimos (AA).

A comunidade tem mais de 15 anos de atuação  abrangendo uma área de sete hectares e atende apenas clientes masculinos possuindo 50 vagas, destas  32  estão ocupadas. O valor pago pelo tratamento é de R$825,00 mensais, onde  estão incluídos  todos os serviços da fazenda como alimentação, acompanhamento médico e psicológico. O tratamento desenvolvido é de seis meses, em que quatro  é regime de internato, e  após este período ele realiza visitas a família objetivando a ressocialização e retorna a comunidade.

É fato importante dentro do contexto tratamento à estrutura dos grupos de Auto Ajuda AA e NA existente dentro de sua estrutura que dão sustentação ao tratamento realizado na volta para casa.

Os internos são acompanhados por monitores que são formados dentro da fazenda e já vivenciaram as consequências que a dependência química trás. Carlinhos o monitor que acompanhou os Vereadores na visita é um dependente em recuperação há três anos.

O Vereador  Erlei quando exercia suas funções junto ao COMEN, encaminhava pacientes a comunidade terapêutica que tinha convênio junto ao município. O Vereador comenta "Encaminhei muitos dependentes químicos a esta fazenda e o índice de recuperação alcançado é o mais positivo das fazendas que já trabalhei. Após o tratamento, o paciente volta para casa com o resgate das principais coisas que a droga tira do usuário como caráter, humildade, honestidade e o amor pela família. Tenho diversos exemplos de pessoas que receberam o tratamento e estão limpos há muito tempo e  reinseridos na sociedade".

A Vereadora Sandra Citolin considerou a visita altamente positiva em relação às dependências físicas, acompanhamento e tratamento disponibilizado aos residentes na fazenda e comprometeu-se a estabelecer um contato junto ao executivo municipal para viabilizar o retorno do convênio com o referido centro, tendo em vista o valor financeiro ser menor que os centros conveniados com o município e também pela boa qualidade do serviço prestado pela fazenda.