Secretaria da saúde faz prestação de contas ao Legislativo

28/06/2016 10:47:00

A audiência pública de prestação de contas do 1º quadrimestre da secretaria municipal de saúde ocorreu hoje na câmara de vereadores de Cararazinho. O ato estava previsto para ocorre no plenário, porém, como não houve a presença da comunidade e sim dos vereadores e membros da saúde, a apresentação dos dados foi realizada no plenarinho, anexo a Câmara Cidadã.

A secretária da saúde Fernanda Da Cás e a diretora executiva Ana Pádua fizeram a apresentação dos dados e sanaram as dúvidas dos vereadores. Esclarecem alguns pontos, inclusive sobre o investimento na área que chegou a 24%, sendo exigido por lei 15%.

Questionadas sobre corte de gastos e diminuição de consultas e exames a secretária informou que o fato não é verdadeiro e que inclusive no final do mês de março a secretaria conseguiu zerar a fila para tomografia e ressonância. Também informou que não tem como exigir dos médicos um número “x” de atendimentos por dia nos ESFS, pois cada profissional tem o seu jeito e o seu tempo para o atendimento.

Aproveitou o momento e esclareceu sobre a falta de medicamentos, onde alegou que  já foram comprados, mas que a empresa vencedora da licitação não os entregou.  Disse também que já estão sendo tomadas providências por parte do setor jurídico da prefeitura para que a empresa vencedora entregue os itens o quanto antes.

Ainda durante a audiência, foi questionado sobre as cirurgias eletivas que estão sendo feitas em Tenente Portela. O fato causou estranheza por parte dos vereadores por não estar sendo feito no hospital de Carazinho. A secretária alegou que alguns médicos estariam cobrando a mais do que previsto na tabela SUS e que ela não tinha impacto financeiro para isso, sendo assim, optado pro encaminhar para outro município que tem dado solução para o problema.

Esse assunto deverá ser discutido entre os integrantes do HCC, secretaria de saúde e vereadores, a fim de encontrar uma solução.