Câmara homenageia Lions Glória e Samu

31/05/2016 08:49:00

Em noite de homenagens e de casa cheia, foram aprovados somente dois dos quatro projetos colocados em votação na última sessão ordinária da câmara de vereadores. Isso porque os projetos 047 e 043 tiveram pedido de vistas pelos vereadores Paulino de Moura e Estevão De Loreno, respectivamente.

De acordo com o vereador Paulino faltam alguns documentos o que impedem a votação do PL, já De Loreno justificou que o local que o município quer reverter já foi terraplanado e cercado pela empresa que disse ter interesse na área. Já os projetos 048 e 51 foram aprovados por unanimidade pelos vereadores.

Tribuna Livre

Por ser a última sessão do mês, foi reservado o do Grande Expediente para a Tribuna Livre, previsto no regimento interno da casa que assegurada a utilização por representantes autorizados de clubes de serviços, de entidades beneficentes, culturais, desportivas, sociais, classistas e de fundações, com sede no Município de Carazinho, para versar assuntos de interesse comunitário.

Sendo assim, a primeira entidade a utilizar da tribuna foi a associação de moradores do bairro Vila Rica, através do ex-presidente Darci Guimarães que realizou a prestações de contas no período de sua gestão. Destacou o interesse do bairro de ter uma academia ao ar livre por entender que a comunidade daquela região é merecedora. Também falou de algumas ações durante sua gestão e se colocou à disposição do novo presidente para auxiliar no bom andamento do bairro.

Em  seguida foi a vez da Sociedade Espírita Resgate aos Filhos de Órion -  SERFO utilizar da tribuna e lamentar o ‘esquecimento’ da entidade na lei de auxílio e subvenções, aprovado no dia 17 de maio. O representante da entidade Rafael Hauschild mencionou os projetos desenvolvidos pela entidade e disse não ser possível mantê-los sem auxílio financeiro. De todo o modo, solicitou aos vereadores que busquem esse apoio na segunda parte da lei que ficou prometido pelo prefeito.

Homenagens

Além do espaço na tribuna Livre a sessão ordinária contou ainda com duas homenagens a entidades carazinhenses. A primeira delas foi o Lions Clube Glória que completa no mês de junho 50 anos de atuação no município desenvolvendo trabalhos sociais e comunitários.

Esta ocorreu durante o grande expediente, onde somente o presidente do Lions Luis Gobbi usou a tribuna para falar um pouco da funcionalidade da entidade e a importância do voluntariado. Anunciou que neste ano serão liberados 100 mil dólares para ampliação do Hospital de Olhos em Passo Fundo, que atende também pessoas de Carazinho. O presidente da câmara Anselmo Britzke recebeu da governadora do Distrito LD7 Maria de Lourdes Gobbi um broche como forma de valorização ao poder Legislativo.

Em seguida foi a vez do Samu receber o reconhecimento do poder legislativo, através de um requerimento de apoio do vereador Erlei Vieira, pelos 5 anos salvando vidas em Carazinho e região. Para a tribuna foi convidado o coordenador do Samu Cléverson Metzdorf  para usar a tribuna e falar sobre o trabalho desenvolvido pro toda a equipe. Em sua fala destacou que neste período foram mais de 10 mil atendimentos, mais de 200 por mês entre clínicos e acidentes de trânsito. Além disso, destacou o suporte avançado, “somos privilegiados, pois nem Passo Fundo tem essa unidade”, reforçou.