Vereadores se únem em apoio as entidades protetoras dos animais

12/04/2016 10:12:00

A falta de repasse público para as entidades protetoras dos animais de Carazinho gerou grande movimentação nas redes sociais e também no Poder Legislativo. Na última segunda-feira (11) duas ONG’s estivera na câmara para solicitar aos vereadores apoio junto a prefeitura municipal, para que seja feito o repasse igual ou maior ao do ano passado e não reduzido a menos da metade.

No início da tarde, membros da Associação Protetora dos animais São Francisco de Assis estiveram no gabinete do vereador Estevão De Loreno relatando as dificuldades financeiras enfrentadas pela entidade para a alimentação dos animais e com veterinário. Informaram que o repasse que a prefeitura sinalizou que irá repassar a eles neste ano deve chegar a R$ 15 mil, valor muito aquém do necessário. Também disseram que a Apasfa corre risco de fechar as portas, pois não há condições de mantê-la.

Já no final da tarde a Associação Carazinhense de Proteção aos Animais esteve reunida com os vereadores no gabinete da presidência informado que dos 90 mil repassados no ano passado, apenas 40 mil deverão ser repassados a entidade neste ano. A redução do repasse causou muita preocupação entre as voluntárias, pois o número de cachorros só aumentou de um ano para o outro e os recursos estão diminuindo. Destacaram o apoio da comunidade  que tem sido fundamental para quitar dívidas como veterinário e medicamento, mas que não é suficiente. Além disso, ressaltar que esse problema é função do município, pois as doenças que podem ser transmitidas pelos animais é questão de saúde pública.

A veterinária Juleide de Souza, que se prontificou a auxiliar a entidade e participou da reunião com os vereadores, afirmou que o município tem obrigação de se preocupar com os animais de rua e buscar resolver o problema da procriação, através da castração.

Os vereadores propuseram uma reunião amigável e pacífica com o prefeito na próxima semana, para evitar que medidas extremas sejam tomadas, como fechamento de entidade. Destacaram que o Legislativo não possui recursos para repassar, mas que irá apoiar as ONG’s e pressionar o Executivo para que seja feito um repasse de pelo menos 90 mil, para a manutenção dos serviços com os animais.

Danos a Saúde Pública

Algumas pessoas não entendem a real necessidade desse controle de animais nas ruas, mas na verdade essa preocupação com o abandono está muito acima de amor aos animais, isso porque, se o cachorro ou gato não for tratado e vacinado ele pode trazer problemas sérios a uma cidade/ bairro. No município inúmeros deles vagam pelas ruas sem vacinação ou qualquer outro controle populacional, podendo contrair doenças e consequentemente transmiti-las, aos humanos.

O descaso com este assunto mostra que uma parte da sociedade ainda não está convencida das reais necessidades dos animais e se esquecem que eles sentem dor, frio, sede, fome, medo, depressão, entre outros.Várias entidades tentam amenizar a situação, mas diariamente a população de cães e gatos abandonados aumenta mostrando como esquecemos facilmente o que deveria ser o princípio básico de um mundo civilizado: o respeito à vida.