Vereador busca apoio para ACAPA

07/04/2016 14:07:00

O vereador Erlei Vieira esteve na Associação Carazinhense de Proteção aos Animais na manhã desta quinta-feira (07) para analisar a situação da entidade. A visita se deve ao grande número de pessoas que procuraram o vereador através do Facebook para solicitar ajuda do poder Legislativo para a manutenção da associação que passa por grandes problemas financeiros.

Os voluntários que receberam o vereador comunicaram que em reunião, também nesta manhã na prefeitura, havia sido acordado o repasse do Executivo no valor de R$ 40 mil para a entidade nesse ano.  O dinheiro irá ajudar no pagamento de dívidas como veterinário que vem se acumulado mês e mês, porém não é suficiente para manter os animais. Relataram que o valor é muito menor que do passado que foi de R$ 90 mil.

A queixa dos voluntários é de que o município não disponibiliza de um  veterinário, que é peça fundamental no resgate de animais que chegam machucados  e também para realizar a castração.  Mostraram diversos animais que ainda estão em recuperação e relataram diversas situações que são vividas diariamente por eles. Solicitaram o apoio da câmara, pois a entidade conta hoje com  mais de 420 animais no abrigo e cerca de 200 que são mantidos pela ACAPA.

De acordo com os voluntários em médica é gasto R$ 2 mil por mês somente em veterinário e, ainda conforme eles, o número de cachorros abandonados tem sido maior a cada dia e a entidade não têm dado conta de todo o trabalho. Inclusive destacaram que no sábado, dia 09, haverá uma feira de adoção e arrecadação de reação para os animais em frente ao supermercado Economia da Praça.

O vereador se colocou à disposição da entidade e convidou os voluntários para irem até a câmara na próxima segunda-feira e exporem a situação ao presidente e aos demais colegas, a fim de pressionar o prefeito para que seja feito um repasse maior a eles em função das circunstâncias.