Vereadores propõem novo sistema de coleta resíduos sólidos

Comitiva do legislativo, composta pelo vereador Paulino de Moura e Rudinei Brombilla visitaram no dia 16 do corrente mês a empresa Codeca no município de Caxias do Sul, os vereadores na visita buscaram subsídios sobre a forma de colega do lixo Caxias para propor melhorias no processo em Carazinho.

Durante a sessão ordinária do dia 19, Brombilla utilizou o grande expediente e apresentou aos vereadores, material da empresa Codeca e o que foi apresentado a eles durante a visita.

A empresa responsável pela coleta de lixo em Caxias do Sul possui sistema de contêiners, em algumas zonas da cidade esta estrutura possibilita a população depositar o lixo a qualquer hora, os resíduos sólidos ficam armazenados de forma segura, o que inibe a ação de animais e promove uma consciência ecológica da população.

Nas ruas onde o projeto está implantado a cada 100 metros possui um contêiner e periodicamente o caminhão passa coletando o lixo, em seguida um caminhão de apoio efetua a limpeza do contêiner.  Segundo os diretores da Codeca o projeto tem 95% de aprovação da população caxiense. Brombilla comenta  "Caxias é muito lima. Você não vê sacolas de lixo ocupando as calçadas nem animais revirando as lixeiras. Atualmente em Carazinho muitas vezes ficamos com o lixo armazenado em casa até que possa ser recolhido. Com a implantação deste sistema os moradores podem depositar o lixo nos contêiners em qualquer hora a qualquer momento."

Os vereadores apresentaram ao executivo municipal o case de sucesso da cidade de Caxias do Sul e sugeriram ao prefeito que estude a possibilidade de incluir no edital da  próxima licitação de coleta de lixo este sistema. O contrato da prefeitura com a empresa prestadora do serviço de coleta de lixo urbano no município vence agora em 2010.

O prefeito demonstrou interesse no sistema e irá marcar audiência com a direção da Codeca para conhecer de perto o funcionamento do sistema proposto pelos vereadores.