Vereador sugere criação do programa “Farmácia até você”

O vereador Fernando Sant’Anna de Moraes fez uma visita a secretaria municipal de saúde de Passo Fundo para conhecer o programa “Farmácia mais perto” que funciona a cerca de um ano no município vizinho e tem dado grande resultado na comunidade.  O Programa Farmácia Mais Perto leva medicamentos à população nos bairros e no interior do município, permitindo que o usuário tenha acesso ao catálogo disponibilizado pela atenção básica em saúde.

Na visita, o vereador conversou com a responsável pelo programa que esclareceu ao vereador sobre custos e a forma de atendimento na comunidade.  Segundo a responsável,  o programa veio a fim de garantir que a população que utiliza do Sistema Único de Saúde (SUS) pudesse utilizar os remédios prescritos. Assim, a “Farmácia mais perto” tem contribuído para que o índice de qualidade em saúde seja elevado, no controle de doenças e evolução de tratamentos.

O programa instalado em Passo Fundo é voltado para as pessoas que moram em locais distantes de farmácias,Centro de Assistência Integral à Saúde (CAIS) e Estratégia Saúde da Família (ESF), onde diariamente  o veículo adaptado percorre um ponto da cidade, atendendo a necessidade dos moradores daquela comunidade.

De acordo com os dados repassados pela secretaria a van que é utilizada no programa custou R$ 100 mil e para adaptá-la cerca de R$ 35 mil. Nela estão todos os remédios da farmácia básica, inclusive injetáveis  e remédios controlados. Isso tudo é possível, pois na van fica uma farmacêutica e que pode manusear esses medicamentos.  A van tem a liberação da Vigilância da Saúde é tem sido muito bem aceita em Passo Fundo.

O vereador conseguiu também um esboço do programa e devera nesta semana levar até o prefeito municipal, como sugestão à administração como “Farmácia até você”. “É uma ótima aquisição para atender a comunidade, atendendo através de um cronograma nos bairros e também no interior”. Para o vereador essa é forma de levar os medicamentos a algumas pessoas que não condições de ir até a farmácia básica, principalmente idosos.