Erci Penz é homenageado no Legislativo

A sessão ordinária da câmara municipal da última segunda-feira não teve nenhum projeto em votação, foram aprovados somente os requerimentos protocolados pelos vereadores.  Durante a reunião legislativa foi entregue uma homenagem ao  empresário Erci Penz, pelos 40 anos de atuação da empresa em Carazinho.

Homenagem foi realizada após um requerimento protocolado pelo vereador Erlei vieira em dezembro do ano, e nesta segunda-feira entregue a homenagem em mãos da família que administra a empresa.  Após a entrega do certificado em reconhecimento, Erci usou a tribuna e falou das dificuldades de se manter uma empresa, falta de valorização e os altos impostos.  Em seguida cada vereador teve o tempo de 3 minutos para parabenizar a empresa.

Grande Expediente:

Durante o grande expediente, grande parte dos vereadores usou a tribuna e fizeram grandes críticas a administração municipal, principalmente no setor da saúde. O vereador Estevão De Loreno chegou a dizer que o prefeito deveria demitir um dos diretores da saúde Paulo Pinto, “que é um puxa saco, ele não entende nada de saúde” afirmou o vereador. Já Daniel Weber classificou a secretaria de saúde como “uma vergonha” e segundo ele nunca funcionou.

O vereador Fernando Sant’Anna também falo da saúde e mencionou  um projeto realizado em Passo Fundo e que poderia ser implantada em Carazinho, onde a farmácia vai até a comunidade através de uma van,onde trabalham três  profissionais – motorista, técnica em enfermagem e enfermeira.

Paulino de Moura fez altas críticas em relação ao aluguel de uma sala para a procuradoria jurídica da prefeitura. “ Lamentável que o chefe do Executivo tenha se perdido nas ações em benefício da comunidade, enquanto falta remédio na farmácia ele se preocupa em alugar uma sala para quem já tem”.

O vereador Márcio Hoppen relatou a situação do bairro Sassi, onde “nem o arroz com feijão” é feito, “há tempos estamos pedindo para desentupir o bueiro em frente ao posto de saúde e não somos atendidos”. Falou também da frustração com a administração nesses 3 anos e três meses, “não tive respaldo como vereador” e quanto ao eixo do desenvolvimento continuado, onde concluiu que “o eixo deve ter quebrado no meio do caminho”.

Em seguida, o vereador Erlei Vieira fez críticas ao secretário de planejamento, “nunca vi um secretário tão ruim como esse” e também relembrou da promessa do prefeito de fazer um centro terapêutico e chegou no último ano de administração e nada foi feito.

Anselmo Britzke comentou da reunião almoço na ACIC onde ele pode expor a realidade d câmara e as ações que estão sendo feitos. Também falou das mais de 400 pessoas atendidas na Câmara cidadã até esse mês, número bastante satisfatório que mostra que nem todos conseguem acessar internet em casa. Comunicou aos colegas que no dia 1º de abril o novo site da câmara estará no ar em busca do prêmio Boas Práticas na Internet, do Tribunal de Contas.

O vereador Alaor Tomaz comentou sobre o esporte e dos seus projetos que ficarão como sementes plantadas para se colher no futuro. Ressaltou a importância de uma secretaria de esportes, do bolsa atleta  e do ginásio de esportes.

Rudi Brombilla rebateu as críticas do prefeito à câmara de vereadores, “tenho bem clara a definição para ele: o pior prefeito da história de Carazinho”. Relatou dos pedidos de informação e exigiu que as respostas venham assinadas pelo executor e não secretários, “mandamos ofício a ele e não ao secretário, por isso não iremos receber se não tiver a assinatura dele”,  afirmou. Também lembrou a todos de que há um decreto que instituirá o turno único a partir de abril, “ele foi apontado pelo TCE que não poderia  fazer, somente com projeto aprovado. Nós rejeitamos e ele vai decretar novamente, por isso, se realmente for verdade, vou denunciar no mesmo tribunal que o apontou”, concluiu.