Vereador propõe projeto "Coleta Consciente"

O vereador Fernando Sant’Anna de Moraes protocolou nesta quarta-feira (10) um projeto de lei denominado “Coleta Consciente”, que obriga a secretaria municipal de saúde a encaminhar os pacientes do SUS a realizar seus exames de laboratório em somente um dos laboratórios credenciados.

Conforme o artigo segundo do projeto de lei, “fica proibido fracionar os exames de um mesmo paciente em dois ou mais laboratórios”, tendo em vista o transtorno dos pacientes em ter que coletar em mais de um laboratório como é feito nos dias de hoje (principalmente crianças e idosos).  Cabe ressaltar que o projeto é direcionado aos pacientes SUS e o controle e fiscalização dos exames ficam a cargo da secretaria municipal de saúde.

De acordo com o vereador, “muitas vezes os pacientes são submetidos ao trauma de duas ou mais coletas de sangue, sendo totalmente desnecessário”. Por isso, o projeto de Sant’Anaa procura humanizar as coletas de exames laboratoriais do Sistema Único de Saúde - SUS, ou seja, encaminhando dessa forma os pacientes para um único laboratório.