Notícias

Câmara apresenta relatório de ações do último semestre

1 min atrás

 

Com a intenção de prestar contas à comunidade, o presidente da Câmara de Vereadores Paulino de Moura realizou um levantamento através dos trabalhos dos vereadores no último semestre. Da mesma forma como feito nos primeiros seis meses, Paulino buscou todas as ações do Legislativo de julho a dezembro. O levantamento foi realizado através de relatórios e notícias publicadas na imprensa local.

Julho

 No dia 1º de julho o Clube Atlético de Carazinho completa  45 anos de fundação e como reconhecimento a  esta data, os vereadores Alaor Tomaz e Rudi Brombilla buscaram a presidência do clube, através do presidente do Atlético Gilberto Kamphorst - Gibão, para entregar-lhe um requerimento de aplauso. Na época os vereadores convidaram para que Gibão ocupasse a tribuna livre no último dia do mês e fizesse um ato comemorativa a essa data.  Esta mesma foi realizada pelo clube onde foram convidados ex-atletas e dirigentes para que participassem desse momento ímpar para o Atlético de Carazinho.

Já os vereadores Eduardo Assis e Orion Albuquerque construíram uma parceria com a JCI Carazinho, ao confirmarem o interesse em participar do Festival do Galeto com Massa que está sendo planejamento e talvez ocorra somente em 2017. A iniciativa surgiu dos vereadores Eduardo Assis e Orion Albuquerque após diversas reuniões com a entidade. A JCI integra ao grupo que é composto pela Paróquia São José e Patronato Santo Antônio que já haviam confirmado presença na realização do festival.

Outra iniciativa que está sendo estudada, esta do vereador Estevão De Loreno, é a implantação de um programa que oferece desconto na conta de energia elétrica para aqueles que realizarem a entrega de materiais recicláveis através da instituição do Projeto “Recicle mais pague menos”. O projeto existe na cidade de São Paulo e Novo Hamburgo onde as concessionárias oferecem este desconto incentivando a reciclagem. Este assunto está sendo estudado pela Eletrocar, já tendo a liberação da empresa para que se inicie um estudo da possibilidade.

A preocupação com a educação também foi tratado na câmara, onde através do vereador Alaor Tomaz, Carazinho sediou a palestra com o presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva  - Sonafe Alexandre Henrique Nowotny. Alexandre é fisioterapeuta mestre em ciência da saúde e palestrou sobre a fisioterapia esportiva na sede do Legislativo.  O palestrante foi contato através do vereador Alaor Tomaz e teve entrada gratuita a toda a comunidade. O tema  abordado por Alexandre foi  "Fisioterapia Esportiva no Brasil, passado, presente e futuro".

Na saúde, o vereador Rudi Brombilla anunciou a direção do HCC  uma emenda parlamentar do deputado José Otávio Germano no valor de R$ 300 mil para a aquisição de equipamentos para o hospital. O valor foi disponibilizado junto ao Ministério da Saúde,  no programa de apoio a estruturação de unidades de atenção especializada em saúde.

A situação da creche Padre Gildo também foi debatida durante o mês de julho, onde os vereadores Daniel Weber Estevão de Loreno e Fernando Sant’Ann estiveram em Brasília para buscar a finalização da obra.  Durante três dias os três vereadores estiveram na Capital Federal protocolando projetos em benefício da comunidade carazinhense na área da saúde, educação e cultura. Quanto a padre Gildo, segue o acompanhamento dos vereadores para que obra seja finalizada o quanto antes.

Através do vereador Mácio Hoppen, foi adquirido ao Patronato Santo Antônio um veículo Fiat Palio, ano 2008. O carro foi conquistado através do vereador em parceria com o chefe da casa civil Márcio Biolchi que encaminharam à solicitação da entidade a empresa Souza Cruz. Segundo Hoppen  o veiculo era um compromisso assumido com o Patronato desde o ano passado, quando ele havia recebido a reivindicação da entidade.

Agosto

No mês de agosto moradores do bairro Oriental procuraram o vereador Erlei Vieira afim de acabar com a perturbação do sossego. A luta do vereador iniciou novamente neste ano, onde buscou o Ministério Público para relatar os problemas que enfrenta como morador e também das diversas situações de vandalismo vividas pelos moradores.  Na época ficou acordado a realização de operações da BM para inibir o alto som e o vandalismo.

Neste mesmo mês houve a comemoração dos 15 anos da Ulbra em Carazinho, para homenagear a instituição, foi realizada uma sessão solene da Câmara de Vereadores na própria universidade que contou com a participação de alunos, professores e coordenação da universidade que prestigiaram a homenagem  do poder Legislativo a instituição.

Uma conquista para os moradores da Rua Coroados, bairro Princesa, foi a instalação de uma lombada na rua. A solicitação foi feita inúmeras vezes no departamento de transito pelo vereador Daniel Weber e foi conquistada também no mês de agosto. As primeiras indicações feitas pelo vereador foi durante uma reunião no mês de maio, onde todos os vereadores puderam expor as demandas da comunidade ao departamento de trânsito. Nesta havia sido acordado que o departamento estaria buscando atender as sugestões feitas.

Diante da onda de furtos e arrombamentos ocorridos no município a comissão de segurança da Câmara de Vereadores se mobilizou com lideranças dos agentes da polícia civil de Carazinho para que os vereadores pudessem prestar a sua solidariedade com a situação dos servidores e também para que os civis expusessem a realidade que o grupo vem trabalhando nos últimos anos. Após os relatos, os vereadores se mobilizaram e foram em busca de alternativas para melhorar as condições da segurança municipal.

Em agosto iniciou-se também a busca por emendas para a construção de uma CTI neonatal em Carazinho. Em Brasília os vereadores Alaor Tomaz e Paulino de Moura participaram da Marcha para Vereadores, promovido pela União dos Vereadores do Brasil – UVB e reivindicaram a demanda aos deputados da bancada gaúcha para que enviem emendas a Carazinho. A demanda conta apoio da Ascamaja.

O projeto Lei de autoria dos vereadores Eduardo Assis e Orion Albuquerque que cria o Programa Parada Segura no município de Carazinho deu entrada na câmara no mês de agosto, mas teve de sofrer alterações para poder ir a votação neste final de ano.  O projeto estabelece normas para o desembarque de pessoas do sexo feminino no período da noite, no transporte coletivo urbano em áreas com real risco integridade física da mulher. Consiste que os condutores dos veículos que prestam o serviço de transporte coletivo, após as 21 horas poderão possibilitar o desembarque das usuárias em qualquer local onde seja permitido o estacionamento dentro do trajeto regular da respectiva linha. Contudo, essas paradas fora dos pontos só podem ser realizadas das 21 horas até às 06 horas de segunda a sábado e das 20 horas às 06 horas em domingos e feriados.

Outra ação da Câmara foi à doação de dois computadores usados à secretaria municipal de saúde.  Os equipamentos foram utilizados, um substituindo o computador no laboratório municipal, já que o mesmo havia queimado uma placa, e o outro está em um ESF’s do município.

A comissão de obras também teve atuação neste mês de agosto, quando o vereador  Alaor Tomaz, acompanhou a comissão de obras instituída pelo Executivo municipal em uma reunião com a gerência da Corsan local. O assunto tratado se deve a abertura de ruas para a troca de tubulação, como é o caso da Rua Marechal Floriano  ou em pequeno buracos em que houve vazamento. As comissões queixaram-se em relação ao asfalto que está sendo colocado nas ruas, não ficando dentro dos padrões, sendo assim a Corsan se comprometeu em manter as mesmas condições anteriores a realização da obra. O gerente local da Corsan Ermógenes Bodanese afirmou que será cobrado da empresa responsável para que o serviço fique de acordo e solicitou uma fiscalização efetiva do trabalho de asfalto. Além disso, disse que somente será feito o pagamento do serviço se houver o aval do setor de fiscalização da saúde.

Setembro

O mês de setembro iniciou com reuniões de renovação do contrato do HCC com a prefeitura municipal.  Novamente, o Legislativo abriu mão de recursos próprios para garantir o atendimento da comunidade pelo SUS na urgência e emergência do hospital.  Uma novidade neste contrato foi a participação financeira também dos municípios de Não-Me-Toque, Victor Graeff, Lagoa dos Três Cantos, Almirante Tamandaré do Sul, Coqueiros do Sul e Santo Antônio do Planalto.

Ainda na área da saúde, os vereador Daniel Weber e Erlei Vieira comemoraram a sinalização positiva do deputado federal Ronaldo Nogueira para a construção do novo CAPS II. As indicações de aplicação de verbas na área da saúde são demandas antigas dos vereadores e que enfim poderão se concretizar. Os vereadores Daniel Weber e Erlei Vieira fizeram a primeira solicitação a Nogueira, quando ele era suplente de deputado e fora oportunizado a ele ocupar a vaga por licenciamento do titular. Sendo assim, a reivindicação era pra que fosse dada atenção ao Centro de Atenção Psicossocial que atende pessoas com transtornos mentais mais severos, o CAPS II. Já nesta segunda gestão do deputado, foi reivindicado para que pudesse ser feito algo a respeito das condições que o CAPS que atendia hoje na Avenida São Bento.

O posto da PRF também foi assunto no mês de setembro, onde uma reunião com o chefe da 14° Delegacia de Polícia Rodoviária Federal com sede em Sarandi Fabrico Ziani debateu quanto a presença assídua de polícias no posto da PRF em Carazinho. Na época o chefe da PRF Fabrico Ziani trouxe informações importantes para o município, entre elas a perspectiva de aumento  do efetivo para o ano que vem, possibilitando assim a presença da polícia no posto. Além disso,  garantiu que há o desejo de que o Grupo de Socorrias Voluntários ocupe o local, nos mesmos moldes que o Samu Rodovias utilizava. Inclusive mencionou que já enviou uma solicitação a superintendência solicitando a liberação para uso. Afirmou que o posto não está desativado, mas que devido a defasagem do efetivo, optou por um policiamento ostensivo, que tem atendido toda a região.  Na época o presidente da Câmara Paulino de Moura se comprometeu em ajudar no monitoramento e aquisição de câmaras via Consepro se necessário para que se tenha condições de uso do local. Além dele o vereador Erlei Vieira também se fez presente na reunião.

Por ser o mês que se lembra  revolução Farroupilha, uma sessão solene no CTG Vento Minuano homenageou com a entrega do título “Tradicionalista Destaque” aos senhores Mário José Bandeira e Sebastião Valetim Grande, indicados pelos vereadores Rudi Brombilla e Gian Pedrosos, respectivamente.

Uma parceria entre Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação e secretaria municipal de Saúde dará início a um programa de prevenção de diabetes infantil através das escolas. A ação foi sugerida pelo vereador Eduardo Assis no mês de abril deste ano e deste então passava por uma análise técnica para a implantação de um projeto piloto nas escolas do município.   A apresentação ocorreu no gabinete da secretária municipal de educação Eloísa Dreyer e contou com a presença do secretário municipal da saúde João Hartmann, enfermeira Luciara de Souza e o vereador Eduardo Assis. O piloto será implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Patronato Santo Antônio e envolverá as 150 crianças que estão matriculadas no turno integral. O objetivo é investigar se há casos de diabetes (tipos 1e2) nas escolas municipais de educação, visando a prevenção e o tratamento da diabetes em adolescentes na faixa etária os 10 aos 14 anos.

Outubro

Uma das primeiras ações do Legislativo no mês de outubro foi a doação e entrega  oficial do veículo Línea/ Fiat para o HCC, tendo a contrapartida do hospital da doação de um Gol a Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis – APASFA. A doação do veículo para o HCC foi aprovada em sessão ordinária por unanimidade pelos vereadores. Para tanto, o presidente havia acordado junto à direção do hospital para que fosse destinado um carro da instituição de saúde para a APASFA. A reivindicação da entidade protetora dos animais era antiga e devido ao trabalho que exerce perante a comunidade, o presidente da casa assumiu o compromisso de conseguir uma doação para a APASFA que será confirmada na próxima semana.

Outro assunto de bastante repercussão dos vereadores foi quanto as condições do parque  municipal.   Os vereadores Anselmo Britzke e Estevão De Loreno é que estiveram no local analisando a situação das lixeiras, banheiros, limpeza, churrasqueiras, observatório, entre outros. Ficaram chocados em ver a sujeira e a finalidade atual do parque que era utilizado para laser das famílias nos finais de semana. No observatório, que foi construído na gestão passada, o vereador Estevão De Loreno lembrou que o ambiente foi construído com recurso de quase R$ 200 mil e que hoje está servindo de motel para jovens e adultos.  Para tanto, logo após a mobilização dos vereadores a prefeito já sinalizou interesse em realizar melhorias.

Por ser o mês que se comemora o Dia do Professor, os vereadores  homenagearam profissionais em sessão solene. Foram homenageados os seguintes professores: Rede Municipal Maria Lourdes de Quadros (Escola Pedro Vargas), Lisiane Elena De Bortoli de Paula (Escola Eulália Vargas Albuquerque); Rede Estadual Regina Vargas Graeff (Sorg); Rede Particular Marcelo Somariva Vieira (Colégio Notre Dame Aparecida), Lucinda D’Agostin Santos (Colégio La Salle) e dos professores inativos a indicada foi Carmem Lucia Napp.

Outra mobilização marcada neste me, foi a busca de uma unidade de coleta de sangue para Carazinho. A inicitiva partiu dos vereadores Daniel Weber e Estevão De Loreno  onde estiveram reunidos na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde acompanhados do secretário municipal de saúde João Hartmann e a diretora técnica Letícia de Oliveira oficializaram o pedido que é uma luta antiga do vereador Estevão De Loreno junto à comunidade. Na 6ª Coordenadoria, a comitiva foi recepcionada pelo delegado regional Douglas Kurtz e o delegado adjunto Luiz Fabrício Scheis, onde informaram que será aberto um processo administrativo referente a reivindicação apresentada a eles. Não  descartaram a possibilidade de se concretizar essa situação, visto que há o interesse do município e também auxiliaria na coleta de sangue dos municípios da região. Foi sugerido também a possibilidade de deslocar a unidade móvel do Hemopasso a cada 15 dias até que seja instalada a unidade de coleta junto ao HCC, não havendo mais o deslocamento de pessoal até a cidade de Passo Fundo.  Esta sugestão serviria também para fazer um levantamento da participação de Carazinho e região.

Para a educação, o vereador Alaor Tomaz comemorou a assinatura de um convênio entre prefeitura municipal e Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul – Fundergs, no valor de R$ 20 mil. O dinheiro será investido no Projeto “Descobrindo Talentos no Esporte”, uma realização da secretaria municipal de educação, sob coordenação do professor e também vereador Alaor. Este dinheiro servirá para a aquisição de material esportivo para mais de 100 alunos que fazem parte do projeto, sugerido por Alaor no seu primeiro ano de mandato, aonde desde então vem desenvolvendo atividades com as crianças da rede municipal. Este convênio é fruto de um projeto protocolado na secretaria de educação, após conversa entre a secretária Eloísa Dreyer e o vereador Alaor. A ideia inicial era de investir esse dinheiro na reforma de quadros, porém, o valor de R$ 20 mil não seria suficiente para essa finalidade, logo foi optado pela mudança do teor do projeto que se concretiza agora.

Novembro:

Uma emenda parlamentar do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) no valor de R$ 300 mil para a aquisição de equipamentos e material permanente para a unidade de atenção especializada em saúde do HCC foi comemorada pelo vereador Otto Gerhardt (PT) para oferecer melhorias no atendimento à comunidade.  De acordo com o site do HCC, o valor destinado servirá para a aquisição de um grupo gerador, com capacidade de 700 KVA.

Ainda sobre o vereador Otto, este comunicou em sessão ordinária do mês de novembro que estará fazendo o repasse integral do seu salário para o Conselho Comunitário Pró- Segurança Pública – Consepro em 2016. Segundo Otto, o valor que será passado mensalmente servirá para a aquisição de uma nova viatura à polícia de Carazinho..

Um movimento em prol do IML iniciou pelo vereador Orion Albuquerque, que  protocolou na prefeitura municipal uma carta ao prefeito Renato Süss solicitando para que ele tomasse medidas para evitar que o Departamento Médico Legal de Carazinho – IML fechasse. A informação que de o IML estaria encerrando as atividades no final deste mês partiu do Governo do Estado, decisão esta que prejudica o município, já que serviços como necropsias, exames de lesão corporal em vítimas de violência doméstica – como as da Lei Maria da Penha –, de lesão de acidentes de trânsito, de estupro, coleta de material genético para exames de DNA, exumações de cadáveres, entre outros serviços deverão ser transferidos para Passo Fundo.

Além disso, foi no presente mês que a câmara aprovou o projeto de lei que  autoriza o poder Executivo a descontar o valor de R$ 2.000,00 dos repasses constitucionais efetuados ao Legislativo, para fins de concessão de auxílio financeiro ao CTG Rincão Serrano, destinado a custear despesas com a participação no curso preparatório do XXXI Rodeio Internacional de Vacarial RS, a realizar-se nos dias 05 e 06 de dezembro de 2015. Isso foi possível, pois a câmara, através de um ofício encaminhado ao prefeito municipal, se dispôs em abrir mão do valor em questão para que Carazinho tenha representatividade no Rodeio Internacional de Vacaria.

Através do deputado Nelson Machezan Junior foi atendida a uma solicitação dos vereadores Erlei Vieira e Orion Albuquerque de recurso destinado para o município de Carazinho no valor de R$ 250 mil, foi empenhado e será destinado para a construção da Quadra Poliesportiva no Bairro Operário. Em 2014 o deputado destinou R$ 550 mil através de duas emendas, uma delas, cortadas pelo governo federal em contingenciamento. A outra, já empenhada, de R$ 250 mil, foi destinada para pavimentação de ruas dos bairros, Nova Ouro Preto e São João. Em 2012, Marchezan destinou R$150 mil para o Hospital de Caridade da cidade. A emenda já foi paga e um aparelho de anestesia e foco cirúrgico foram adquiridos. Em 2011, o parlamentar destinou R$ 100 mil para reforma de vestiários e banheiros do ginásio da Associação Pró Ensino Superior (Acapesu).

 Dezembro:

Por fim, no mês de dezembro, a Câmara de Vereadores de Carazinho completa 80 anos de atuação no município. Por esse motivo,foi realizado um coquetel em comemoração a data para relembrar a história do Legislativo nesses anos, quando todos os ex-vereadores, desde a primeira legislatura, serão homenageados.

Com a recepção no Rancho Bier foram entregues certificados a todos os ex-vereadores que fizeram parte da câmara e em seguida realizados uma apresentação histórica do poder Legislativo de Carazinho e a sua atuação até os dias atuais. Esta será realizada pelo historiador Ney Eduardo Possapp d’Avila.

Neste mês também, o vereador Eduardo Assis foi procurado pela JCI para apresentar um projeto de lei que institui o Programa Municipal de Combate e Prevenção do mosquito Aedes aegypti e outros vetores transmissores de doença.  O projeto entregue ao vereador é um exemplo do município de Palmeiras das Missões, onde consta que a implantação do programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, com fiscalização e aplicação do setor de Vigilância Municipal.  O projeto deverá ser estudado junto a secretaria de saúde para que se tenha um resultado positivo na prevenção do mosquito da dengue no município. Essa preocupação se deve a lista divulgada pelo governo do estado onde aponta Carazinho como uma das cidades que aponta grande probabilidade de surto da doença.

 

Também serão concretizados pela câmara neste mês: doação de R$ 10 mil a APAE,  10 mil também serão retirados das câmeras e repassados a secretaria de agricultura atendendo uma solicitação do secretário; R$ 15 mil a Câmara dos Dirigentes Lojistas, R$ 10 mil a Associação Carazinhense de Proteção aos Animais – ACAPA, R$ 10 mil a Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis, R$ 4 mil para o CTG Unidos pela Tradição Riograndense, R$ 5 mil para Sociedade Espírita Resgate dos Filhos de Órion – Serfo e de R$ 10 a R$ 15 mil para a secretaria municipal de saúde para compra de exames. 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×