Dívida Ativa no município preoucpa vereadores

A mesa diretora da Câmara de Vereadores fez dois pedidos de informação, um a prefeitura solicitando quais as empresas e cidadão em dívida ativa no executivo e outro a Eletrocar questionando quais as 200 empresas que mais devem na empresa. O objetivo dos vereadores é buscar uma alternativa que viabilize mais agilidade na cobrança destes valores que somam mais de R$ 37 milhões somente no Executivo.

No pedido de informação encaminhado, os vereadores solicitam uma planilha contento a relação de empresas (pessoas jurídica) que estão em dívida ativa especificando o valor da dívida atualizada, indicando o ano correspondente a mesma e informando qual o tipo de tributo ou imposto resultou a dívida. Da mesma forma solicitam que seja mandando essas mesmas informações de pessoas físicas, estabelecendo o limite dos 200 maiores devedores em ordem crescente.  Por fim, questionam  quais as medidas que foram tomada para a regularização e para qual advogado foi encaminhado cada uma das situações de cobrança.

Já no pedido de informações encaminhado a Eletrocar, a mesa diretora solicita uma planilha com a relação das empresas que estão com as contas atrasadas na empresa, especificando o valor da dívida atualizada, indicando os meses correspondentes a mesma até o limite dos 200 maiores devedores.  Neste pedido, os vereadores justificam que a Eletrocar é uma empresa de economia mista que pertence ao município e por isso querem saber os valores que estão deixando de entrar aos cofres.

Os dois pedidos de informação foram protocolados na última segunda-feira e aprovados por unanimidade. Após a data de entrega no Executivo e Eletrocar ambos têm 15 dias para encaminhar a resposta até a Câmara de Vereadores. Após será feita uma análise para que se busquem mais alternativas que possibilitem ao contribuinte a colocar em dia as suas contas sem que o cidadão ou empresa seja prejudicado.

Esses valores são fundamentais para o município, visto as dificuldades financeiras que atinge o Estado e União, a prefeitura tem deixado de receber valores importantes e para isso é necessário que se faça um novo incentivo a comunidade, como em setembro e outubro, a fim de minimizar as dívidas dos cidadãos com o município e Eletrocar.