Vereador palestra em "Manhã de Formação" do Colégio La Salle

Na manhã desta quarta-feira (23) o vereador Erlei Vieira palestrou para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, 1º e 2º ano do Ensino Médio do Colégio La Salle durante a “Manhã de Formação” que ocorre a cerca de 12 anos com os estudantes. O objetivo é abordar assuntos polêmicos a fim de conscientizar as crianças e adolescentes. Na semana, o assunto trabalho foi sobre drogas.

A primeira palestra foi ministrada pela delegada de polícia Rita De Carli, onde relatou aos alunos os diversos crimes que ocorreram em função do uso de drogas. Relatou de investigações e diversas situações que ocorrem na delegacia de polícia como apreensão de drogas e prisão por tráfego.

Em seguida foi a vez do vereador Erlei Vieira relatar a sua história de vida e sua superação em relação ao vício com as drogas. Iniciou apresentando dados do município, onde mais de 40 pessoas estão internadas fora de Carazinho buscando ajuda, fora as 10 vagas que preenchidas  na clínica psiquiátrica junto ao Hospital de Caridade. Disse ainda que de 100 pessoas que tentam sair do mundo das drogas um número muito pequeno consegue ficar “limpo”.

Erlei comentou das dificuldades que teve no primeiro ano em que decidiu parar de usar entorpecentes. “No início eu me trancava no quarto e tomava suco e fumava cigarro, na época emagreci 12 kg e fui procurar emprego”, comentou. “No início eu sofri muito com o preconceito, porque as pessoas comentavam que eu era drogado e tinham receio de me ajudar”, disse o vereador. De acordo com ele, reiniciou a sua vida como auxiliar de servente de pedreiro e cortando grama dos vizinhos para poder comprar suas roupas, já que havia colocado tudo fora, quando usuário. Destacou pessoas que lhe ajudaram na recuperação, em especial a psicóloga Valéska Walber que conversava com ele por trás da porta do seu quarto, já que ele não recebia ninguém.

Durante a  sua trajetória na luta contra as drogas, relatou aos alunos diversas situações que ele viveu e ajudou. Posicionou-se contrário a liberação da maconha, pois segundo ele, muitas pessoas não sabem do risco que essa droga causa, sendo ela a porta de entrada para um mundo que não tem volta. “A maconha ela é traiçoeira, porque quando você começa a usar ela você perde três coisas: caráter, humildade e honestidade. Você aprende a mentir, troca a sua família pelos amigos da rua, começa a roubar,...” relatou o vereador.

O vereador contou aos alunos diversas situações que ele passou ou viu durante esses anos atuando na área. “Nos últimos quatro anos, vocês não fazem ideia de número de velórios que eu fui de pessoas que eu internei”, lamentou o vereador. Além de relatos sobre suas experiências, mostrou alguns vídeos mostrando a realidade que a droga causa nas pessoas. Destacou a prevenção inicial dentro das casas , “ a primeira prevenção é dentro da família, a partir do momento que o pai dá a espuma da cerveja pra criança ele já está incentivando o consumo da bebida.Nós somos exemplo para os nosso filhos, se eu chegar em casa, sentar no sofá, cruzar as pernas e tomar uma cerveja no bico na frente do meu filho no outro dia ele vai fazer a mesma coisa com a mamadeira”, afirmou.

Em seguida destacou a importância do envolvimento público nessa questão e que hoje não ocorre em Carazinho, “o nosso gestor não trabalha a prevenção que é  o fundamental, tirar as pessoas da droga está cada vez mais difícil, por isso precisamos prevenir que se tenha a curiosidade”, afirmou.