Programa de reciclagem e desconto na energia elétrica poderá ser realidade em Carazinho

A equipe responsável pela implantação e aplicação do programa Recicle mais, pague menos esteve nesta terça-feira na Eletrocar apresentando o seu funcionamento e dados conquistados pela AES Sul através de uma parceria com a 3E engenharia. O programa é uma sugestão do vereador Estevão De Loreno, após descobrir o programa em São Paulo.

Esta é a terceira reunião que ocorre na Eletrocar referente ao assunto,  a primeira delas De Loreno havia contatado a empresa expondo o programa existente. Na época foi solicitado mais informações sobre o seu funcionamento, foi então que ele e o vereador Anselmo Britzke foram até São Leopoldo,  única cidade gaúcha que aderiu ao programa. Lá visitaram os pontos de coletas e colheram as mais diversas informações sobre e trouxeram novamente a direção da empresa carazinhense.

Nesta segunda reunião,  a diretoria solicitou a presença dos responsáveis pela implantação do programa para que oportunizasse aos técnicos da empresa fazer alguns questionamentos. Sendo assim, o diretor da 3E engenharia Maurício Gonçalves e a supervisora de projetos Raquel Cabral estiveram na Eletrocar e apresentam o programa e sanaram todas as dúvidas da equipe técnica e diretoria.

Após o dia todo de reunião, a Eletrocar, através de sua  diretoria, autorizou a 3E Engenharia a fazer o  estudo de viabilidade técnica e econômica  para fazer o diagnóstico  em Carazinho. Em um período de 60 dias a empresa estará no município, fazendo essa estudo e em seguida repassará aos dados levantados a empresa.

O programa interessa a Eletrocar, pois o investimento seria através do Programa de Eficiência Energética, que a empresa concessionária necessita investir, sendo uma obrigação estipulada pela ANEEL às empresas donas das concessões. Basicamente o processo consiste em uma aplicação anual do montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição – PEE. Em caso não cumprimento desta obrigação a concessionária é multada.

Para o vereador Estevão De Loreno, esta é uma forma de dar maior visibilidade a Eletrocar, além de incentivar as pessoas a fazer a separação do lixo, é uma iniciativa que beneficia toda a comunidade, além de possibilitar a diminuição da inadimplência com a concessionária.