Vereadores rejeitam projetos do Executivo

Somente um projeto foi aprovado dos quatro colocados em votação na sessão do Legislativo na última segunda-feira (14). Os projetos 083/15 que cria vaga de cargo para o Previ, 090/15 que cria cargo de analista ambiental e o 094/15 que institui o estatuto da vizinhança foram rejeitados por unanimidade pelos vereadores.  Os requerimentos e indicações foram aprovados por todos.

Durante o grande expediente  somente quatro vereadores fizeram uso da tribuna, sendo o primeiro deles o vereador Paulino de Moura, onde fez uma denúncia de que o prefeito municipal Renato Süss estaria cometendo um ato de improbidade administrativa. Contou na tribuna de que uma senhora do bairro Oriental havia solicitado pessoalmente a ele para que conseguisse uma consulta, sendo que no ESF do bairro havia sido informada que as consultas havia se esgotados.  Diante disto, o prefeito teria encaminhado um documento aos cuidados da enfermeira responsável solicitando o atendimento a esta pessoa. No dia seguinte ela teria ido até o ESF tendo a preferência, visto que teria sido ordem do chefe do Executivo, a situação causou confusão entre os que ali estavam, pois desde a madrugada aguardavam por um atendimento. Paulino de Moura relembrou que esta não é a primeira vez que o prefeito manda “recados” aos servidores ordenando que acatassem suas decisões. Citou a situação das casas, motivo de CPI na Câmara de Vereadores e mais uma vez se repetiu a situação. “Convido os demais vereadores, se assim concordarem, para que possamos entrar com o impeachment desse prefeito”.

O vereador Erlei Vieira também comentou a situação e disse “conte comigo” para que seja aberto um processo de cassação do prefeito. Ainda na tribuna, Erlei agradeceu ao deputado federal Ronaldo Nogueira pela emenda no valor de R$ 750 mil que servirá na construção de uma nova sede para o CAPS II. Por fim, relatou da reportagem exibida no programa Fantástico, que está sendo estudada a liberação da maconha para uso medicinal, o vereador disse ser um absurdo esse posicionamento e chegou a dizer que alguns deputados poderiam estar sendo beneficiados financeiramente por uma empresa que estaria com todo o maquinário pronto para iniciar a fabricação da droga.

Em seguida o vereador Anselmo Britzke questionou o aumento na LDO para o Procon, onde segundo ele é um departamento que muito pouco tem trabalhado, assim como o setor de fiscalização da prefeitura que não tem feito a sua função nas leis feitas e aprovadas na Câmara Municipal. Citou o exemplo da Lei de sua autoria referente aos postos de combustíveis que devem cobrar na bomba o preço anunciado em cartaz.  Relatou uma situação vivida por ele em um banco da cidade que teria ficado 30 minutos esperando para ser atendido, conhecedor da Lei de autoria do vereador Eduardo Assis que limita o tempo de atendimento, disse ter questionado o gerente do banco que teria faltado com respeito para como ele.  Diante dos fatos questionou a presença dos fiscais do município.

Já o vereador Alaor Tomaz mencionou uma crítica feita a ele sobre  seu requerimento de repúdio ao governador do estado José Ivo Sartori e destacou que “gostaria de lembrar que esse vereador é professor, servidor estadual e independente de partido político, não deixarei  os meus princípios de lado, podem as pessoas me julgar, continuarei a defender a comunidade ou aquilo que julgo correto”, defendeu.

Após a votação dos projetos, foi lida convocação para a sessão solene da semana farroupilha que será realizada no dia 16 deste mês, no CTG Vento Minuano. Durante a noite será entregue homenagem a Sebastião Grande e Mário Bandeira que receberão o título Tradicionalista Destaque,  em homenagem aos gaúchos e gaúchas que se empenham em divulgar, cultuar e preservar as tradições do Rio Grande do Sul no Município de Carazinho.