Vereador quer instituir campanha "Adote um animal doméstico"

O vereador Gian Pedroso protocolou na Câmara de Vereadores um projeto de lei que institui a campanha “Adote um animal doméstico”. Esta tem como objetivo instigar a adoção de animais domésticos, incentivar a visitação de pessoas aos locais onde eles estão recolhidos, estimular a proteção aos animais, conscientizar a comunidade de seu papel como agente de proteção e sensibilizar os mais diversos segmentos  da comunidade sobre a proteção.

O projeto prevê a participação do poder público através da distribuição de informativos  divulgando a campanha, realização de campanhas que conscientizem a comunidade em relação a cuidados básicos com os animais como esterilização e vacinação periódica, orientação técnica aos adotantes e comunidade em geral para uma “adoção responsável”. Quanto a divulgação, a PL prevê que a mesma ocorra através do site oficial da prefeitura municipal, sem custos para a administração.

Para o vereador Gian Pedroso o projeto é uma forma de impulsionar a adoção dos animais que são recolhidos das vias públicas através de ONG’ protetoras dos animais. Além disso, considerou como uma questão de saúde pública, visto que estes animais podem transmitir doenças, sem contar a falta de controle na reprodução dos mesmos. “Esse projeto visa incentivar as pessoas  a adoção dos animais domésticos que são recolhidos pelas instituições de proteção aos animais de nossa cidade,  é uma forma de resolver o problema enquanto não se resolve a situação das castrações por parte da administração pública”, declarou.

O projeto deu entrada no início da semana no poder Legislativo e deverá passar pelas comissões para que seja colocado em votação.