Vereadores apresentam programa "Recicle mais, pague menos” a Eletrocar

Na manhã desta segunda-feira (31) foi apresentado a diretoria da Eletrocar o funcionamento do programa “Recicle mais, pague menos”.  O mesmo foi explicado pelos vereadores Anselmo Britzke e Estevão De Loreno que estiveram na cidade de São Leopoldo conhecendo o funcionamento do programa instalado pela AES Sul.

O vereador De Loreno foi quem iniciou as explicações do programa que visa incentivar a reciclagem do lixo através de descontos na conta de luz dos usuários. Este pode ser feito pelo Programa de Eficiência Energética (ANEEL), seguindo exemplo da AES Sul e AES Eletropaulo.  Os vereadores estiveram visitando o funcionamento da coleta em São Leopoldo, onde receberam todas as explicações referentes ao processo de coleta que é feito por uma empresa  contratada através de um projeto e que o único envolvimento da concessionária é no desconto das contas de luz. Esclareceram a diretoria que não é necessário colocar pessoas da empresa para a coleta e nem na pesagem, sendo esta a responsabilidade desta empresa. Que seria terceirizada.

Quanto a investimento, os vereadores explicaram que o mesmo ocorre através do Programa de Eficiência Energética, programa este que a Eletrocar necessita investir, sendo uma obrigação estipulada pela ANEEL as empresas donas das concessões. Basicamente o processo consiste em uma aplicação anual do montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição – PEE. Em caso não cumprimento desta obrigação a concessionária é multada.

Diante desta realidade a diretoria se mostrou disposta a receber os responsáveis pelo projeto em São Leopoldo e para entender melhor o funcionamento. Por ser a ANEEL uma das parceiras na realização deste programa na AES Sul, disseram ser BM possível a implantação do programa em Carazinho. Os vereadores ficaram de agendar par ao dia 14 de setembro um encontro entre a Eletrocar e os responsáveis pelo programa para que possa ser debatido o assunto e, se entender como interessante para a comunidade, iniciar o processo de implantação em Carazinho.

Os vereadores garantiram a diretoria de que o projeto é uma boa ideia até mesmo para promover o nome da Eletrocar, além de possibilitar o descarte correto de material  como garrafas de vidro, óleo de cozinha, entre outros que hoje não são recolhidos no município. Colocaram-se a disposição da diretoria para levar o assunto adiante.