Comissão de segurança reivindica turma de soldados para Carazinho

Turma de novos soldados, maior efetivo para a região e criação de uma Delegacia da Mulher foram algumas das reivindicações entregues pela comissão de segurança da Câmara de Vereadores ao assessor da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Tenente Coronel Jair Euclésio Ely. O encontro ocorreu na última quinta-feira (27) através de uma mediação do chefe da casa civil Márcio Biolchi e o diretor do Departamento de Assuntos Municipais Romano Guerra.

De acordo com o vereador Daniel Weber durante a reunião o Ten. Cel. Euclésio se mostrou conhecedor da situação do município e também da região, onde inclusive reconheceu o trabalho do Major Eriberto Branco responsável pelo 38º BPM. Durante o diálogo, os vereadores Daniel Weber, Estevão De Loreno e Márcio Hoppen entregaram um ofício com todas as reivindicações do município e da região, levantadas após audiências sobre a segurança pública no município.

Entre as solicitações estão criação de uma delegacia da mulher, formação de novos soldados em Carazinho e que parte deles sejam mantido na região, viaturas, material de trabalho (armamento, munição, material de escritório tanto para a Brigada Militar como polícia Civil), convênio para a ampliação do videomonitoramento, entre outros.

O Ten. Cel. Euclésio explicou que a formação de novos soldados no 38º BPM necessita de uma solicitação do próprio Major demonstrando interesse, tendo essa solicitação se disse parceiro em ajudar para que haja uma turma no batalhão. Também garantiu que deverá ter a nomeação dos militares que passaram no concurso público, o que faz a necessidade de abertura de uma turma. Quanto a viatura afirmou que esta pode ser uma demanda atendida a médio prazo, visto que hoje a preocupação maior da segurança tem sido na região metropolitana, o que não impede de que a região seja beneficiada também. Quanto ao convênio, disse que esta deverá ser analisado para um período a longo prazo, ou seja, no próximo ano, mas que também não se descartava essa possibilidade.

Os vereadores saíram do gabinete do assessor bastante satisfeitos e confiantes de que poderá haver um aumento do efetivo para atender a toda a região que abrange o 38º BPM. Já na próxima semana deverá ocorrer um encontro com o comando da BM em Carazinho e também em Passo Fundo para que haja uma parceria ainda maior no combate a violência e drogas.